Ipês roxos começam a florescer pela Cidade Azul e encantam moradores

Ipês roxos começam a florescer pela Cidade Azul e encantam moradores

O mês de junho acabou de começar e com ele, lindas floradas dos ipês-roxos. Quem passa por algumas vias da Cidade Azul se encanta com tamanha beleza. Eles estão na Avenida Castelo Brancos, próximo ao Lago Azul, na Avenida 40, na Amaral Gurgel e em tantos outros pontos do município.

Tadeu Olivetti, agente de planejamento da Secretaria Municipal de Agricultura explica sobre o tempo de florada dos ipês e sobre a perpetuação da espécie.

“Normalmente o ipê roxo floresce ao final do mês de maio, início da estação do frio, ao final do outono e o frio estimula essa florada. O ipê-roxo é o primeira a crescer. E tem também a questão do mecanismo de perpetuação da espécie para todos os ipês: eles florescem no inverno, mas vão ter a maturidade de seus frutos no início da estação chuvosa, na primavera. Os frutos maduros vão se abrir e as sementes serão dispersadas pelo vento, dando a oportunidade de cair num solo fértil e já drenado, dando origem a uma nova árvore”, explica o profissional.

O agente fala ainda sobre o tempo que vive um ipê na cidade. “O tempo varia muito da natureza para a cidade. Na cidade a condição é pior para todas as árvores, o seu ciclo de qualquer árvore para um país tropical – dentro da cidade é de 25, 30 anos, já um ipê-roxo num ambiente natural dura até 100 anos”, finaliza Olivatti.

E você, já encontrou um lindo exemplar de ipê-roxo nos últimos dias? Poste uma foto em sua rede social e marque o JC.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.