Floradas de árvores chamam a atenção da população na região do Boulevard dos Jardins

Antonio Archangelo

Floradas de árvores chamam a atenção da população na região do Boulevard dos Jardins
Floradas de árvores chamam a atenção da população na região do Boulevard dos Jardins

Com florada que sucede exemplares do pontal do Paranapanema adentrando o Estado de São Paulo, o Ipê chama a atenção dos rio-clarenses nesta época do ano. Em vários pontos da cidade, a presença da espécie com sua beleza e colorido típico altera o cenário urbano e a rotina dos rio-clarenses.

O plantio do Ipê, que já foi considerado a árvore-símbolo do país (perdendo o posto em 1978, pela Lei de 6.507, que declarou que o pau-brasil seria Árvore Nacional e a flor do ipê, símbolo nacional) é uma tradição em municípios influenciada pela região de Mata Atlântica. O secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto De Lucca, lembra que são quatro cores, mas centenas de espécies.

A árvore do é do gênero Tabebuia e pertence à família das Bignoniáceas. Os nomes (científico e popular) vêm da língua tupi-guarani, já que ipê significa “árvore de casca grossa”, já tabebuia significa “pau” ou “madeira que flutua”. As variedades dos ipês recebem os respectivos nomes de acordo com as cores das suas flores ou madeira. Estima-se 120 gêneros, com cerca de 800 espécies. “O Ipê é recomendado, na zona urbana, em alamedas. Pois muitas espécies são frondosas. Em ruas e calçadas estreitas o plantio não é recomendado”, citou De Lucca ao Jornal Cidade.

O Viveiro Municipal possui mudas de Ipê para plantio, dentro da recomendação citada acima. Para adquirir a planta, os interessados devem fazer a solicitação no Atende Fácil, localizado na Avenida 2, região central de Rio Claro. “Estas árvores que florescem foram plantadas,a maioria, pela geração passada”, concluiu.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA