Laura Tesseti

Um corredor de ipês é sempre visto na Avenida Presidente Kennedy; as mudas foram plantadas no início da década de 80 no local
Um corredor de ipês é sempre visto na Avenida Presidente Kennedy; as mudas foram plantadas no início da década de 80 no local

Andar por Rio Claro e encontrar as pessoas olhando encantadas para os ipês não é nada difícil nesta época do ano. Segundo Claudete Antônio Pasqualini, gerente de manutenção e paisagismo do município, as espécies das cores rosa, roxo e branco florescem entre os meses de junho e julho.

“É uma época do ano em que os ipês dão flores e a população gosta muito de ver, fotografar. Os amarelos começam a florir entre o final de agosto e o começo de setembro e a florada é bastante rápida, dura cerca de três semanas”, explica.

O profissional explica que um ipê demora cerca de 40 anos para crescer completamente e se estabilizar. Sobre os cuidados específicos, Pasqualini fala que não são necessários. “Os ipês são nativos da nossa região, eles adaptam-se muito bem ao nosso clima. E para cuidar é preciso que a poda adequada seja feita, para manter a copa alta e para que os galhos não atrapalhem os pedestres e a circulação de veículos, mas nenhum trato específico é exigido.”

PLANTIO

O gerente fala que não é indicado plantar ipês em calçadas ou espaços restritos. “Caso queira plantar na calçada, o que se adapta melhor é o amarelo, pois não cresce tanto e não irá danificar o calçamento, mas não indicamos que sejam plantados em espaços restritos. O ipê precisa de lugar para crescer e, após o plantio, ele cresce aproximadamente por 40 anos.”

Se o desejo é florir algum espaço específico da casa, a dica é conversar com profissionais para que a espécie mais adequada seja plantada.

GRANIZO

Segundo Pasqualini, a chuva de granizo que caiu na cidade no mês de junho atrapalhou e muito a florada dos ipês. “Infelizmente a chuva que atingiu Rio Claro e região no dia 1° de junho prejudicou os ipês, que estavam prontos para florescer. Mas felizmente não foram todos que sofreram.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.