O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, fará verificação metrológica nesta terça-feira, 25 de maio a partir das 9h30, nos radares localizados nos seguintes endereços em Rio Claro: 

– Rua 14 entre a avenida 06 e avenida 04, sentido bairro/centro; 

– Rua 14, próximo da avenida 08, sentido centro/bairro;  

– Avenida 54 entre as ruas 22 e 23, sentido centro/bairro e bairro/centro; 

– Av. 24, em frente ao nº 920, sentido centro/bairro; 

– Avenida Presidente Kennedy, próximo ao nº 18, sentido bairro/centro. 

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.    

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.   

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.    

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.    

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.    

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em São Carlos. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.