Manuseio inadequado na panela de pressão pode provocar acidentes fatais. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil.

Na última quinta-feira, 9 de março, a imprensa divulgou um acidente com panela de pressão que envolveu a cozinheira de um restaurante em Mogi Guaçu (SP). Imagens de câmeras de segurança do local mostram o momento da explosão e a cozinheira sendo arremessada contra uma bancada, por causa da força da explosão. A vítima morreu no local.

Acidente com panela de pressão em um restaurante de Mogi Guaçu (SP).

Desde março de 2010, o Inmetro passou a exigir a certificação da qualidade por parte dos fabricantes e importadores das panelas de pressão e a presença do Selo de Identificação. Essa conformidade comprova que o produto foi projetado, fabricado e testado de acordo com requisitos técnicos que garantem a segurança do usuário.

O Ipem-SP fiscaliza o comércio e a fabricação de panelas de pressão no estado de São Paulo para que sejam fornecidos ao consumidor paulista apenas produtos comprovadamente seguros.

Dicas:

– Mantenha limpa a válvula controladora de pressão e troque no período recomendado pelo fabricante;

– Utilize apenas a capacidade recomendada pelo fabricante;

– Não esfrie debaixo d’água a panela com pressão;

– Nunca abra a panela sem que toda pressão tenha sido expelida;

– Se, durante o cozimento, notar que a panela parou de “chiar”, a válvula controladora de pressão parou de funcionar, então desligue imediatamente o fogo.

Tags: , , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.