Termômetro no Jardim Público informa as horas e a temperatura

Ednéia Silva

Termômetro no Jardim Público informa as horas e a temperatura
Termômetro no Jardim Público informa as horas e a temperatura

O frio chegou um pouco mais cedo, mas o inverno começa oficialmente às 13h38 (horário de Brasília) deste domingo, dia 21 de junho, e termina em 23 de setembro, quando chega a Primavera. O inverno 2015 terá a influência do El Niño, que diminui o risco de frio intenso. Serão três meses de temperaturas amenas e clima seco, com baixa incidência de chuvas. A estação é marcada por dias mais curtos, noites mais longas e temperaturas mais baixas na maior parte do país.

O técnico da estação meteorológica do Ceapla (Centro de Planejamento e Análise Ambiental) da Unesp de Rio Claro, Carlo Burigo, explica que previsão para o inverno é que a temperatura fique acima da média, que é de 27ºC. O volume de chuva deve ficar dentro da média prevista para o período, que gira em torno de 115mm (milímetros). No ano passado, o índice de precipitação pluviométrica ficou bem abaixo do esperado. Choveu apenas 47 mm durante os três meses da estação.

De acordo com o CPTEC/INPE, no inverno ocorre a passagem de frentes frias e entradas de massas de ar frio que, dependendo da sua trajetória e intensidade, provocam queda de temperatura e ocasionalmente geadas em locais serranos. “Localidades como Campos do Jordão, Itapeva, São Antônio do Pinhal e muitas outras cidades, situadas em lugares altos no Estado de São Paulo, registram valores negativos de temperatura”, pontua. A estação ainda registra inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas.

O inverno chega e damos adeus ao Outono, que começou no dia 21 de março. Segundo Burigo, a estação foi atípica neste ano com volume de chuva acima da média para uma estação considerada seca. Em Rio Claro, choveu 244 mm em todo o Outono, 40 mm a mais do que a média prevista para a estação, que é de 204 mm.

Além disso, Burigo comenta que o Outono deste ano foi mais quente que no ano anterior. O município registrou apenas um dia com temperatura abaixo dos 10ºC, contra seis dias em 2014. As máximas ficaram acima dos 25ºC.

Com relação ao volume de chuva, Rio Claro melhorou em relação ao ano passado, quando o Estado de São Paulo enfrentou uma crise hídrica por causa da escassez de chuva. Neste ano, a situação melhorou com relação à ocorrência de chuvas. Burigo informa que o volume acumulado do ano no município é de 750 mm, quase o dobro dos 405 mm registrados no mesmo período do ano passado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.