Lucas Calore

Nas redes sociais, campanha incentiva população a doar agasalhos e mantas para moradores de rua
Nas redes sociais, campanha incentiva população a doar agasalhos e mantas para moradores de rua

Talvez muita gente tenha se esquecido de que ainda estamos no outono. Acredite, a estação do inverno começa às 19h34 desta segunda-feira, dia 20 de junho, e compreenderá os meses de junho a setembro. A temperatura média em Rio Claro deverá ser por volta dos 18,5°C.

Características

Segundo dados do CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, esse trimestre tem como característica comum o tempo seco, com menos distribuição de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Ainda assim, por conta da frente fria que atinge o território, pode ocorrer a passagem de algum sistema frontal mais intenso, causando chuvas generalizadas. “Após a passagem de frentes frias, observa-se a entrada de massas de ar frio que, dependendo da sua trajetória e intensidade, provocam queda de temperatura e ocasionalmente geadas em locais serranos”, afirma o CPTEC.

Inversões térmicas

A comunidade deve se atentar para outro fenômeno durante a estação, principalmente no período da manhã. Isso porque inversões térmicas acontecem constantemente e, com isso, causam nevoeiro e neblina.

Em situação de nevoeiro, gotículas d’água flutuam no ar e reduzem a visibilidade a menos de 1.000 m. Já, no período da tarde, ocorre o inverso. A umidade relativa do ar se reduz consideravelmente.

Assim, o ar seco e vento calmo podem favorecer a formação de bruma, que são substâncias como poeira e fumaça suspensas na atmosfera, o que faz poluir o ar. Todo cuidado é bom!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.