Laura Tesseti

O inverno começa oficialmente nesta quarta-feira (21) e vai até o dia 22 de setembro, quando já tem início a primavera. “Com a chegada do inverno, os dias ficam mais curtos e as noites, mais longas. Com a inclinação da Terra, o Hemisfério Sul tem menor incidência de luz durante o dia, deixando assim o período mais curto”, explica Carlo Burigo, responsável pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental da Unesp de Rio Claro.

O especialista fala ainda que os dias serão mais frios, principalmente na parte da manhã e da noite. “As quedas nas chuvas também acontecem durante os meses em que o inverno se faz presente, fazendo com que a umidade fique mais baixa, principalmente na parte da tarde”, explica Burigo.

Os rio-clarenses, que já estão sentindo a temperatura cada vez mais baixa, podem preparar os casacos e cobertores, pois ao longo da semana os termômetros caem ainda mais. De acordo com a previsão meteorológica e a compilação de informações de outros satélites feita pelo Ceapla, a mínima para esta quarta (21) está prevista para 9°C e a máxima para 22°C. Na terça-feira (22), os termômetros sobem, mas é muito pouco, marcando 10°C para a mínima e 23°C para a máxima. “Para o fim de semana, as temperaturas mínimas oscilarão entre 7 e 8°C e as máximas não passarão de 21 e 22°C”, fala o especialista.

Burigo aponta também os cuidados com a umidade do ar. “Quando atingimos 30%, entramos em estado de atenção. Se essa porcentagem cai para até 20%, o estado é de alerta e, quando os índices apontam para a umidade abaixo de 20%, entramos em estado crítico”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.