Divulgação 

Apresentar a prática esportiva como ferramenta de inclusão social e um instrumento educacional capaz de unir diferentes públicos. Estes foram alguns dos objetivos da equipe da Secretaria Municipal de Esportes (Setur) ao visitar menores infratores no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – Casa Escola Rio Claro, no dia 8 de agosto. A instituição convidou a secretaria que aceitou o convite para levar um pouco do conhecimento esportivo aos adolescentes.

Participaram da visita alguns atletas, técnico e preparador físico da equipe sub 19 do Basquete de Rio Claro que recentemente foi campeã dos Jogos da Juventude e Jogos Regionais. O diretor de Esporte da Setur, Vinícius Sossai também acompanhou a visita. “Quando eu era jogador, a equipe adulta do Basquete tinha um projeto com aulas dentro do Casa Escola e eu participei ativamente dessa tentativa de inclusão social com os menores infratores”, lembra Sossai. De acordo com ele, o propósito da visita foi apresentar aos internos uma modalidade esportiva, através da troca de experiências de vida. “Em um futuro breve, vamos levar a equipe de Futsal para uma partida amistosa com os internos”, afirma.

Para o secretário municipal de Esportes e Turismo, Ronald Penteado, essa foi uma ação de extrema importância que proporcionou uma troca de experiências para todos os participantes. “Com certeza uma ação válida que visa apresentar o esporte não apenas como recreação, mas também como prática que pode, quem sabe, resgatar jovens em situação de vulnerabilidade social”, aponta o secretário. Segundo ele, o objetivo da Setur é realmente levar o esporte para diferentes públicos e classes sociais. “O esporte como ferramenta social e educacional é muito importante, pois propicia noções de respeito às regras e contribui para o convívio coletivo”, conclui. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.