O prefeito João Teixeira Junior (DEM) já está de volta às suas atividades no Poder Executivo de Rio Claro. O democrata retornou de uma viagem oficial ao Distrito de Haidian, na China, na última semana, onde foi acompanhado do secretário de Governo, Francesco Rotolo. Em entrevista nessa terça-feira (30) ao Jornal Cidade, Juninho fez uma avaliação dos dias em que esteve no país asiático e do que Rio Claro poderá se beneficiar a partir disto.

“Não só tivemos aproximação com o prefeito de Haidian, mas já colocamos esse intercâmbio que Rio Claro com certeza vai fazer. Visitamos uma universidade, na qual inclusive o atual presidente da China estudou, onde cultuam muito a educação, o mais interessante é no esporte. Veem o futebol como negócio, financeiramente rentável. Nesta faculdade formam atletas de alta performance e com nossa cidade querem fazer um intercâmbio por conta dos times do Rio Claro FC e Velo Clube, escolas de futebol, o curso de Educação Física na Unesp e nossa Secretaria de Esportes”, destaca Juninho apontando o plano de enviar e receber professores desta área.

Segundo o prefeito, há um hospital dentro desta universidade o qual tem especialidade em cirurgias de coluna e recuperação de atletas. “Rio Claro é a capital nacional das órteses e próteses. Com isso, a diretoria do hospital demonstrou interesse em firmar compromisso conosco para enviarmos nossos profissionais até lá e eles enviarem seus profissionais para cá. Poderemos fomentar o nosso comércio e a troca de conhecimento”, afirma.

A documentação para o intercâmbio já está nas mãos do Executivo e as tratativas para que ocorra já tiveram início. De acordo com Juninho, será necessária a autorização da Câmara Municipal para que a ação ocorra por conta da questão financeira que deverá ser prevista no orçamento. Diante disso, a expectativa é de que ocorra no início do próximo ano. “Diferente do que foi ventilado, o nosso único compromisso foi a troca de informações, que na minha concepção foi o que fez com que tivéssemos confiança [na viagem]”, finaliza o prefeito.

Feedback

Outros pontos destacados pelo prefeito Juninho da Padaria foram tratativas para intercâmbios na Educação, Cultura e Meio Ambiente, por meio da Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’, e também a criação de um instituto de idiomas em Rio Claro, onde seria ensinado Mandarim, língua oficial da China, além da troca com o polo cerâmico, o qual o município compõe junto a cidades da região.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.