A Polícia Civil de Piracicaba confirmou no início da tarde de hoje, terça-feira (31), que prendeu um dos envolvidos no mega-assalto a agências bancárias em Araçatuba na madrugada de segunda (30).

A ocorrência foi registrado no bairro Lago Azul e de acordo com as primeiras informações, além deste envolvido que confessou a participação para os policiais civis, outros dois criminosos, da mais alta hierarquia, que comandam a facção criminosa PCC no Distrito Federal também foram detidos (ainda não há informações se eles tem envolvimento no caso de Araçatuba).

Os policiais estavam em carros descaracterizados quando encontraram os indivíduos. Segundo os investigadores, o criminoso que confirmou participação no assalto em Araçatuba está baleado no braço e com o cotovelo bastante ferido. Ele já era procurado por roubo de carga e veículo na cidade de Campinas. As equipes estão levantando agora outras provas.

Investigação e quarta prisão

Além dessas três prisões, esta madrugada deu entrada na Santa Casa de Piracicaba um indivíduo baleado em estado gravíssimo. Nesta tarde ele foi identificado pela equipe da DIG/DEIC que descobriu que ele também era procurado pela Justiça. De acordo com as equipes, tudo indica que ele também participou do mega-assalto em Araçatuba onde foi baleado durante um confronto na fuga.

Mega-assalto

Quase quatro anos após o assalto a uma empresa de valores em que um policial civil (André Luís Ferro da Silva) foi assassinado na fuga da quadrilha, a cidade de Araçatuba voltou a reviver na madrugada de segunda (30) momentos de pânico e terror.

Desta vez, bandidos fortemente armados escolheram como alvos três agências bancárias no centro da cidade e, para alcançarem o objetivo, sem a interferência da polícia, não mediram consequências.

A ação

A quadrilha fortemente armada com fuzis e explosivos chegou ao centro da cidade pouco depois da meia-noite.

Os criminosos, em torno de 20, renderam moradores e os usaram como “escudos humanos” sobre os carros e a pé (veja fotos ao lado) para evitar que a polícia “atrapalhasse” os planos.

Explosivos foram espalhados por vários pontos da cidade. Um destes artefatos deixou um homem gravemente ferido com amputação de dedos das mãos e pés (até o fechamento desta edição ele se encontrava internado em estado grave). Outras quatro pessoas tiveram ferimentos provocados por tiros, de acordo com a Santa Casa. Dois moradores e um bandido morreram baleados.

Durante todo o dia de ontem o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) esteve na cidade para desativar esses explosivos que, segundo a polícia, estavam equipados com sensores de proximidade. Em razão disso, a orientação do prefeito Dilador Borges foi para que as pessoas ficassem em casa para que as equipes pudessem desenvolver o trabalho. Aulas foram suspensas e muitos comércios e empresas não funcionaram.

O governador João Doria declarou na tarde de ontem que a ação da quadrilha não ficará impune: “Há uma grande força-tarefa envolvendo 380 policiais e 2 helicópteros Águia para prender e punir os responsáveis”, escreveu a autoridade em seu perfil do Twitter.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.