Pacientes reclamam da falta de insulina e insumos para o tratamento do diabetes (foto Agência Brasil)

Ednéia Silva

O Dia Mundial da Saúde é comemorado nesta quinta-feira, dia 7 de abril. Neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização da população é Diabetes, cuja incidência vem aumentando no mundo todo. Em 2015, 415 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença e a estimativa da OMS é de uma população mundial de 642 milhões de diabéticos em 2040.

A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que o diabetes atinge nove milhões de brasileiros, o que corresponde a 6,2% da população adulta. A Lei federal nº 11.347/2006 determina que os portadores de diabetes devem receber gratuitamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) os medicamentos necessários para o tratamento da doença e os materiais necessários para aplicação e monitoramento da glicemia capilar.

Rio Claro teve falta de insulina e insumos para tratar a doença, mas afirma que o problema foi resolvido
Rio Claro teve falta de insulina e insumos para tratar a doença, mas afirma que o problema foi resolvido

Até o final do ano passado, esse tratamento era realizado por meio do programa Hiperdia, que atende diabéticos e hipertensos. No entanto, segundo a Fundação de Saúde, o programa Hiperdia está passando por reformulação para melhorar o acompanhamento dos pacientes. Conforme o Ministério da Saúde, Rio Claro tem 9.959 pessoas cadastradas no programa.

Quem faz parte do programa recebe medicamentos e insumos gratuitos. No final do ano passado e início deste ano, Rio Claro enfrentou vários problemas com a distribuição de medicamentos e produtos necessários para o tratamento do diabetes. Havia falta de fitas, agulhas, seringas e insulina na rede pública, o que gerou muitas queixas dos pacientes. Questionada sobre a situação, a Fundação de Saúde afirma que todos os problemas foram resolvidos. Os estoques de medicamentos e insumos foram repostos e o fornecimento aos pacientes foi restabelecido.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.