Fachada do prédio da agência do INSS em Rio Claro, que fica na Rua 3, Centro, em frente ao Jardim Público

Lucas Calore

Moradores de Rio Claro estão enfrentando problemas quanto aos agendamentos de perícia médica na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) localizado na Rua 3, entre avenidas 1 e 2, no Centro do município.

Problemas

Um caso recente é o do senhor Francisco Gonçalves Junior de Castro, de 37 anos, morador do Cervezão. Desde o mês de maio que ele tenta agendar uma perícia para auxílio-doença e não consegue. Por meio do serviço do INSS, conseguiu marcar para uma unidade na cidade de Pirassununga, a 80 km de Rio Claro.

“Não há agenda para aqui. Acabei marcando em Pirassununga para o dia 14 de junho. Chegando lá, o médico tinha faltado. Gastei R$ 220,00 com aluguel de carro, pedágio e combustível. É um custo desnecessário, estou desempregado não consigo trabalhar, tenho duas cirurgias para fazer”, desabafa. Por fim, o senhor Francisco conseguiu remarcar a consulta somente para o próximo dia 7 de julho, novamente em Pirassununga.

A reportagem do JC conferiu no site www.previdencia.gov.br, onde há uma seção para agendamentos, que a cidade de Rio Claro não está incluída na lista para perícia de auxílio-doença.

Déficit

Consultada, a assessoria de imprensa do INSS informou ao Jornal Cidade que houve uma diminuição de médicos peritos, passando de cinco para três profissionais na unidade do município. Para a reposição, é necessária a abertura de concurso público, e o último deles ocorreu em 2014. Ainda não há previsão de novo concurso.

Demora

A região de Piracicaba está com um tempo de espera para atendimento de 41 dias e, segundo o Instituto, o mesmo tem trabalhado para diminuir essa demora. O sistema coloca à disposição as vagas de acordo com o número de peritos em atendimento e dias úteis para agendamento.

Somente no primeiro semestre de 2017, entre os meses de janeiro e maio, 3.370 perícias médicas foram realizadas na agência do INSS em Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje