Munícipes que precisam de serviços afirmam que há semanas recebem a informação de que não podem ser atendidos porque não há acesso ao sistema.

A reportagem do Jornal Cidade recebeu queixas de aposentados e pensionistas que encontram dificuldades para receber atendimento na agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) localizada na Rua 3, área central de Rio Claro.

“Faz cinco semanas que vou até a agência do INSS em Rio Claro para conseguir fazer minha senha do aplicativo do instituto e sou informado que os atendimentos estão suspensos porque estão sem acesso ao sistema. No meu caso, o INSS cancelou as senhas do aplicativo, único caminho para conseguir o informe de rendimentos para fazer o Imposto de Renda. É triste ver a situação dos idosos na porta da agência sem atendimento”, afirmou Luiz Feliciano da Silva.

Agência do INSS em Rio Claro fica localizada na Rua 3, entre Avenidas 1 e 3.

O munícipe ainda aponta um segundo problema que notou: “Outra situação absurda é que os agendamentos para atendimento no INSS só são realizados se você ligar de um telefone fixo, muitas pessoas hoje não têm mais o telefone fixo e ficam impedidas de agendar”.

Diante dessa e outras reclamações em razão da falta de atendimento, o Jornal Cidade procurou a assessoria de imprensa do INSS e enviou questionamentos para entender qual o problema enfrentado no sistema, prazo para normalizar, além de orientação para aposentados e pensionistas.

O setor responsável confirmou o recebimento da demanda e afirmou que iria apurar os fatos, porém até o fechamento desta edição a reportagem não havia obtido uma resposta ainda. Assim que o INSS se manifestar, o JC irá atualizar os leitores.

Atualização 16/03 às 10h34 – A Assessoria de Comunicação Social do INSS encaminhou na manhã desta quinta-feira, dia 16, uma nota onde informa que os atendimentos na agência de Rio Claro não foram suspensos. A unidade permanece atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Segundo o texto, nas últimas duas semanas houveram instabilidades e interrupções ocasionais em alguns sistemas, impossibilitando a oferta de alguns serviços. “Essas falhas são temporárias e o Instituto busca sempre resolvê-las com a maior brevidade possível. Informamos ainda que as ligações para o telefone 135 podem ser feitas a partir de telefone celular. A única diferença é que a ligação é gratuita quando feita a partir de telefone fixo e é tarifada como ligação local quando feita por celular”.

Por fim, reforçam que o principal canal de atendimento remoto do Instituto é o Meu INSS, disponível por aplicativo para celulares e pelo site gov.br/meuinss. Pelo Meu INSS, o cidadão pode solicitar benefícios e serviços, consultar informações, obter extratos e agendar atendimento presencial. O canal também disponibiliza o atendimento da Helô, assistente virtual do INSS, que oferece informações e orientações.

Tags:

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.