A entidade Guarda Mirim está com as inscrições para o seu processo seletivo abertas até o próximo sábado (19). Centenas de estudantes que desejam entrar no mercado de trabalho já se inscreveram para a seleção. Somente no primeiro dia, na segunda-feira (14), foram cerca de 230 pessoas e nessa terça-feira (15) o número ultrapassou as 140 inscrições. O alto número surpreendeu até mesmo a administração da GM.

O atendimento para a realização da inscrição é realizado na própria sede da instituição, que fica na Avenida 42-A, na região da Vila Alemã. O horário é das 13h30 às 16h30 e no sábado das 8h30 às 11h30. Podem se inscrever adolescentes nascidos entre janeiro de 2004 e junho de 2005. A escolaridade obrigatória é estar cursando o 9º ano ou Ensino Médio.

Para se inscrever o adolescente deve levar o atestado de escolaridade, cópia do RG ou certidão de nascimento (CPF – não obrigatório), cópia do RG e CPF do responsável legal, cópia do comprovante de residência (energia, telefone fixo ou celular) e cópia dos holerites de todos que trabalham na casa.

Os adolescentes que passarem no processo seletivo terão a oportunidade de integrar o Curso Pré-Profissionalizante (CPP), que prepara o jovem aprendiz para o mercado de trabalho. Neste curso, os jovens são divididos em quatro turmas que se revezam de modo a terem quatro aulas diferentes por dia.

É possível nesse esquema de aulas organizar salas ambientes com aulas expositivas, como também saídas a campo e atividades práticas. O curso tem em média cinco meses de duração, de segunda a sábado.

Entre módulos de língua portuguesa, inglês, espanhol, educação física, orientação educacional, auxiliar de serviços administrativos e noções contábeis, informática administrativa e atendimento ao público, os adolescentes são avaliados continuamente pelas atividades realizadas em sala e também através de fichas de avaliação individual. Mensalmente a equipe técnica e monitores reúnem-se para acompanhamento do curso.

Ao término do Curso Pré-Profissionalizante, os adolescentes são encaminhados para as empresas colaboradoras onde realizarão trabalho educativo por dois anos, a partir da data de sua admissão. Ao longo desses dois anos, os adolescentes comparecem aos sábados à sede da Guarda Mirim para atividades educativas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.