Com sede na Feena, o NOANA - Núcleo de Observação de Aves Navarro de Andrade pretende fortalecer uma nova cultura em relação à preservação das aves e também do meio ambiente

Murillo Pompermayer

Com sede na Feena, o NOANA - Núcleo de Observação de Aves Navarro de Andrade pretende fortalecer uma nova cultura em relação à preservação das aves e também do meio ambiente
Com sede na Feena, o NOANA – Núcleo de Observação de Aves Navarro de Andrade pretende fortalecer uma nova cultura em relação à preservação das aves e também do meio ambiente

“A observação de aves, também conhecida como ‘birdwatching’ ou ‘birding’, é uma das atividades ecoturísticas que mais se desenvolvem no mundo atualmente”, explica Geraldo Pires Panucci, 59 anos, um dos diretores do NOANA, o Núcleo de Observação de Aves Navarro de Andrade, cuja sede situa-se na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), defronte ao Canil da Polícia Militar. Panucci relata que o Brasil ocupa posição de destaque por possuir a “segunda mais rica diversidade do planeta”. Apesar disso, conforme ele, o birding é recente no país e o número de adeptos aumenta a cada dia.

De acordo com Panucci, para alguns, observar e fotografar aves pode parecer uma coisa banal, mas atentos a detalhes e munidos das técnicas necessárias, ao se praticar o birding, é possível perceber a grandiosa importância dessas pequenas criaturas para o equilíbrio da vida. “Esse novo olhar proporciona um grande estímulo para realmente valorizarmos as espécies e preservarmos a natureza”, garante.

A INICIATIVA

Afiança que, no seu caso, surgiu em 2011, quando sua esposa, Maria Cecilia Masiero, começou a fotografar beija-flores e se apaixonou pela atividade. Panucci conta que, um ano e meio depois, também estava “contaminado” pela saudável atividade. Então, junto à mulher, começou a passar os finais de semana explorando as matas de Rio Claro e região e aprendendo a importância da existência das aves, além da necessidade de preservá-las no seu habitat.

OBJETIVOS

Geraldo Pires Panucci confidencia que a meta agora é levar essas informações às crianças e jovens em formação por meio de projetos de parceria com órgãos municipais, para que seja possível fortalecer uma nova cultura em relação à preservação das aves e do meio ambiente.

NOVA SEDE

Panucci assevera estar muito feliz com a disponibilidade por parte da Feena de um espaço para o NOANA, onde, agora, é possível organizar reuniões, planejamentos sobre expedições, projetos educacionais, entre outros.

EXPOSIÇÃO

Panucci acrescenta que está acontecendo a exposição “Aves do Horto”, com fotos dos membros do núcleo. A mostra, na sede do NOANA, segue por tempo indeterminado.

Interessados

Aos que tenham interesse em saber mais detalhes, conhecer e também passar a integrar o NOANA, basta entrar em contato pelo WhatsApp, cujo número é o 19-9.9804-5473.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.