Diogo Moreira – Governo do Estado de S. Paulo

Folhapress/ Maria Tereza Santos

Os ingressos para visitar o Museu do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, começaram a ser ofertados nesta segunda-feira (5) pela internet. A retirada, feita pela plataforma Sympla, se iniciou às 10h, mas em poucos minutos o site caiu e os ingressos já estão esgotados.

Após nove anos fechado para reformas, o museu será reaberto nesta semana, como parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.

Inicialmente, foram distribuídos ingressos apenas para a semana de reabertura ao público geral, de 8 a 11 de setembro. As entradas eram gratuitas e, de acordo com a assessoria do museu, era possível retirar oito ingressos por CPF.

No Twitter, vários usuários comentaram a frustração por não conseguir retirar as entradas.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Museu do Ipiranga para buscar um posicionamento sobre o esgotamento dos ingressos e a queda do site, mas não obteve resposta até a publicação.

Até o dia 11, a visitação para o público em geral funcionamento será das 11h às 16h. A partir do dia 13, o horário será ampliado, como o museu aberto até as 17h.

Nos primeiros dias, haverá uma programação especial no parque da Independência, em frente ao museu, para marcar a reabertura, com apresentações musicais, shows, projeções e até ‘balé’, com 200 drones.

Em 7 de novembro, o museu começará a cobrar uma entrada de preço equivalente ao dos demais museus públicos, cujo valor ainda não foi informado. Haverá um dia por semana de entrada franca.

Fechado desde 2013, a reforma do Museu do Ipiranga levou pouco mais de três anos para ficar pronta. A expectativa é que de 900 mil a 1 milhão de pessoas visitem o museu anualmente, segundo o governo estadual.

PROGRAMAÇÃO

7/9, quarta-feira
12h – Abertura do parque
17h – DJ Luísa Viscardi
18h – “Balé de drones”
Das 18h às 22h – Projeção mapeada na fachada museu
19h – Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e apresentações de Criolo, Leandro Lehart, Margareth Menezes, Larissa Luz, Adão Fernandes, Chapinha da Vela, Kant, Fafá de Belém, Bois Caprichoso e Garantido de Parintins, Gaby Amarantos, João Carlos Martins, Ísis Testa, Juliette, Vanessa da Mata, Johnny Hooker, Mateus Carrilho, Bia Villa-Chan, Daniel e Priscilla Alcântara.

8/9, quinta-feira
15h – Abertura do parque
17h – DJ Luísa Viscardi
18h – Concerto da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo
18h às 22h – Projeção mapeada na fachada do museu
19h15 – Bala Desejo
20h30 – Silva

Dia 9/9, sexta-feira
15h – Abertura do parque
17h – DJ Luísa Viscardi
18h – Orquestra Jazz Sinfônica
18h às 22h – Projeção mapeada na fachada do museu
19h30 – Melim

Dia 10/9, sábado
Local: Parque da Independência (entrada pela Rua dos Sorocabanos, no Ipiranga)
12h – Abertura do Parque da Independência
17h – DJ Clara Cady
18h – Orquestra Jazz Sinfônica
18h às 22h – Projeção mapeada na fachada do museu
19h30 – Gabriel Sater e Sá

Dia 11/9, domingo
12h – Abertura do parque
17h – DJ Clara Cady
18h – “Balé de drones”
18h – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e SP Big Band
18h às 22h – Projeção mapeada na fachada do museu
19h30 – Geraldo Azevedo

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.