Setor cerâmico está entre os de maior volume de exportação na região, segundo levantamento. Além da geração de emprego, indústria cerâmica tem protagonismo dentro do campo energético. Foto: Eduardo A. Viana.

Setor cerâmico está entre os de maior volume de exportação na região, segundo levantamento. Além da geração de emprego, indústria cerâmica tem protagonismo dentro do campo energético. Foto: Eduardo A. Viana.

Setor coloca o Brasil como o terceiro maior produtor e consumidor mundial de pisos, azulejos, faixas e pastilhas, segundo dados apresentados pela Aspacer

Neste domingo (28) é celebrado o Dia do Ceramista, e a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) divulgou dados relevantes sobre o setor que colocam o Brasil como o terceiro maior produtor e consumidor mundial de pisos, azulejos, faixas e pastilhas. Além disso, o país ocupa a sétima posição no ranking dos maiores exportadores globais, onde este segmento contribui com 6% do PIB total da construção civil nacional.

De acordo com Luís Fernando Quilici, Diretor de Relações Institucionais da Aspacer, a indústria cerâmica também se destaca na geração de empregos. Em todo o Brasil, existem 28 mil trabalhadores diretos, sendo 11 mil na região Polo Cerâmico de Santa Gertrudes, que engloba as cidades de Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Piracicaba e Ipeúna. “Nossa região responde por 80% do total de empregos gerados na indústria cerâmica do Estado de São Paulo. Além disso, o setor também gera 200 mil empregos indiretos ao longo da cadeia produtiva no Brasil “, destacou.

Ainda segundo Quilici, além da geração de emprego, a indústria cerâmica tem seu protagonismo dentro do campo energético. “O setor industrial cerâmico figura como o décimo maior consumidor de energia elétrica no Brasil e o segundo maior consumidor de gás natural industrial, o que equivale a 15% do total do consumo de gás industrial brasileiro”, citou.

Origem e desenvolvimento da indústria cerâmica
A indústria de cerâmica para revestimentos no Brasil teve origem a partir das antigas fábricas de tijolos, blocos e telhas de cerâmica vermelha. No início do século 20, essas fábricas começaram a produzir ladrilhos e, posteriormente, azulejos e pastilhas cerâmicas e de vidro. Foi a partir dos anos 70 que a produção alcançou uma demanda constante, levando a um significativo crescimento da indústria cerâmica, com o surgimento de novas empresas e criação de mais oportunidades de trabalho. “O setor cerâmico tem se empenhado incansavelmente em investir em tecnologia de ponta e no aprimoramento contínuo de seus colaboradores. Essa dedicação garante a oferta de produtos com um nível de qualidade verdadeiramente excepcional, o que contribui para o desenvolvimento e um legado de excelência em todo setor industrial”, ressaltou Eduardo Roncoroni Fior, presidente do Conselho Administrativo da Aspacer.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.