Na tarde de segunda-feira (24), a Polícia Militar Ambiental de Rio Claro foi até uma residência localizada no bairro Mãe Preta para verificar uma denúncia de fabricação de balões.

No local, o proprietário permitiu a entrada das autoridades que, no quintal, encontraram dois balões grandes com aproximadamente cinco metros cada e um menor. Havia também materiais para a confecção, como folhas de seda, bocal de arame e peças para a colocação de lanternas.

Os apetrechos pertenciam ao cunhado do dono do imóvel. No momento da chegada da equipe, ele não estava no local. Todo o material foi encaminhado ao plantão policial e o responsável irá receber um auto de infração ambiental e uma multa no valor de R$ 5 mil. Diante dos fatos, a Polícia Civil ainda poderá instaurar um inquérito.

Desde 1998, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605), é considerado crime fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação ou em áreas urbanas. A pena prevista é de detenção de um a três anos ou multa, podendo o infrator também receber as duas punições juntas. Muitos balões trazem em sua base cangalhas de fogos de artifício, que podem estourar perto de pessoas ou casas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%