Equipes trabalharam arduamente durante quatro horas seguidas para combater as chamas; área de quatro alqueires foi queimada

Laura Tesseti

O Corpo de Bombeiros de Rio Claro, com apoio da Defesa Civil do município, trabalharam arduamente durante cerca de quatro horas, na tarde de quarta-feira (2), para conter as chamas e apagar um incêndio que aconteceu em uma área de mata na Estrada da Mata Negra, próximo a um pesqueiro, em Ajapi.

As informações foram confirmadas pelo oficial responsável pela corporação, tenente Giovani, que falou sobre o trabalho dos bombeiros e dos estragos feitos pelo fogo. “Nossas equipes trabalharam com muito afinco na tarde de quarta-feira (2) para conter as chamas que atingiram quatro alqueires, e contamos com o eficiente trabalho da Defesa Civil”, conta.

Segundo tenente Giovani, quatro alqueires foram queimados e os bombeiros utilizaram uma viatura autobomba e uma autobomba salvamento durante os procedimentos.

ORIENTAÇÕES

O Corpo de Bombeiros orienta a população de como proceder em casos de incêndio. O que fazer diante de um incêndio florestal? Se você se deparar com um incêndio florestal, ligue imediatamente para os telefones 193 ou 190. Não suponha que alguém já chamou. Descreva o local do incêndio, fale devagar e claramente, e responda a todas as perguntas feitas pelo atendente.

Evite jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento; Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas Soltar balão é crime. Evite acender fogueiras; Evite qualquer tipo de queimada; Quando a queimada for necessária para fins agrícolas (cana e algodão, regulamentadas por lei), avise seus vizinhos e a Polícia Ambiental com dois dias de antecedência; Não faça queimadas próximo à rede elétrica; Nunca faça queimadas em dias quentes ou com ventos fortes.

Emergência

Em casos de emergência, como a presença de fumaça, por exemplo, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado o quanto antes. “É fundamental que os bombeiros sejam avisados, pois assim conseguimos acionar as equipes e combater o quanto antes as chamas e evitar grandes problemas”, finaliza tenente Giovani.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.