Uma fumaça densa pode ser observada de vários pontos da cidade de Rio Claro vindo da região sul do município na tarde desta quinta-feira (13). Trata-se de um incêndio em um canavial que ocorre neste momento, em áreas de plantação de cana, em Santa Gertrudes. Imagens enviadas ao @jcrioclaro mostram a grandeza da área atingida. Com o tempo seco, as chamas se alastram com maior facilidade.

Dados atualizadas às 14h desta quinta-feira pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) apontam que a estrutura do índice de qualidade do ar na região de Rio Claro, onde ficam duas estações medidoras, está como moderada, o que sugere que pessoas com doenças respiratórias podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço diante da poluição.

Em caso de queimadas em canaviais, o regramento é de que a ocorrência deve ser atendida somente por usinas responsáveis pelas plantações, e não pelo Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil de Rio Claro foi contatada pela reportagem do Jornal Cidade e informou que também não atua na ocorrência.

Reprodução no Google Maps do local onde o incêndio teve início