Por volta das 17h dessa terça-feira (10), um incêndio foi registrado na Estrada Velha de Araras, bairro Vila Industrial, próximo ao Ribeirão Claro. O morador Éder Santiago registrou as chamas e o trabalho da Defesa Civil para contê-las.

Conforme explica, nesse ponto específico fazia tempo que não ocorriam queimadas urbanas, mas sempre são registradas nas proximidades. “Quando a Defesa Civil chegou, as chamas já estavam fora de controle e não tinha muito o que a ser feito”, comenta Santiago.

A área atingida é da Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’, limítrofe com a Vila Industrial. Nesta época do ano, devido à estiagem, ocorrências passam a ser frequentes em áreas de mata na cidade. Além do dano ambiental, os incêndios comprometem ainda mais a qualidade do ar, agravando os problemas respiratórios.

Vale ressaltar que o uso de fogo é crime previsto em lei e prevê sanções penais e administrativas para quem comete condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Provocar incêndio em mata ou floresta pode dar prisão de dois a quatro anos, além de multa, diz a legislação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.