Antigo prédio da Unesp, no bairro Santana, deve ser ocupado pelo Instituto Federal para implantação do novo câmpus

Antigo prédio da Unesp, no bairro Santana, deve ser ocupado pelo Instituto Federal para implantação do novo câmpus

A aguardada ocupação e o início de operação do Instituto Federal em Rio Claro, nas antigas instalações da Unesp do bairro Santana, seguem em estudos. Na última semana, o Ministério da Educação, do Governo Federal, recebeu pedido do vereador Julinho Lopes (PP) para que a unidade da cidade, que já consta com portaria de funcionamento ativa, seja contemplada com a regulamentação de legislação que define parâmetros e normas para a sua expansão e dispõe sobre a criação e implementação de cargos e funções no local.

O encontro aconteceu entre o parlamentar e Marcelo Bregagnoli, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação. Segundo comunicou o vereador, Bregagnoli ressaltou que o Governo Federal executará o trabalho técnico para fazer a recomposição do banco de vagas e suprir os técnicos administrativos e professores desta nova unidade.

O Instituto Federal de Rio Claro já conta com um gestor, o professor Eduardo Antônio Modena. Ainda não se sabe quando essa regularização quanto aos cargos ocorrerá. Outra discussão é quanto à ocupação do prédio. A maior parte do imóvel está abandonada há décadas e alvo de reclamações de moradores vizinhos há muitos anos. Na lateral da Rua 11, está em funcionamento a Escola Municipal “Arlindo Ansanello”, em convênio do próprio IF com a Prefeitura desde a antiga administração do ex-prefeito Juninho da Padaria.

Segundo Julinho Lopes, enquanto articula recursos financeiros para a obra de restauração do prédio principal, caso o Ministério da Educação libere com agilidade o início das atividades no câmpus de Rio Claro, há uma discussão para que se utilize o próprio imóvel hoje utilizado pela creche do município e remanejamento das crianças atendidas para outro prédio ou unidade escolar. A secretária municipal de Educação, Valéria Velis, disse que novos diálogos sobre o assunto poderão ocorrer no futuro quando houver sinal positivo do Governo Federal. Enquanto isso, a escola municipal segue atuando normalmente.

A unidade local do IF poderá abrigar até 800 alunos. “Nossos alunos terão chance de concorrer a vagas em uma instituição federal gratuita, com formação de mão de obra qualificada em áreas com demanda na região. Além disso, serão gerados empregos com a contratação de professores e funcionários”, conclui.