Secretaria de Obras informou que o tipo e a potência das luminárias trocadas na cidade são os mesmos das já instaladas

(FOTO arquivo)

Favari Filho

Secretaria de Obras informou que o tipo e a potência das luminárias trocadas na cidade são os mesmos das já instaladas
Secretaria de Obras informou que o tipo e a potência das luminárias trocadas na cidade são os mesmos das já instaladas

Desde que a Resolução Normativa nº 414 – que obriga os municípios a assumirem os projetos de ampliação, manutenção e modernização dos pontos de iluminação pública – foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma série de problemas começou a afetar a população da Cidade Azul.

Há algum tempo que os rio-clarenses convivem com ruas cada vez mais escuras em um constante crescente de postes apagados que se multiplicam como a insegurança dos munícipes.

>>> Periferia reclama da falta de iluminação

No início do ano, entretanto, em meio ao embate entre Elektro/prefeitura, a concessionária obteve da Aneel autorização para retomar temporariamente os serviços de manutenção de iluminação pública, até que a administração concluísse o processo de licitação e contratação de uma empresa especializada, fato que aconteceu no fim do primeiro semestre de 2015. Foi um período longo, em que os moradores tinham de ligar no 156 para efetuar as reclamações e, tão logo, a Elektro era informada para a execução do serviço.

>>> Rio Claro vai utilizar computadores para controlar illuminação

Ao terminar o “acordo” entre Elektro/prefeitura, uma empresa foi contratada para realizar o serviço, que aumentava exponencialmente. Contudo, há pouco menos de dois meses à frente do serviço, a empresa Selt Engenharia vem realizando um trabalho constante e gradativo no intuito de eliminar a escuridão das ruas e praças.

O Jornal Cidade procurou a prefeitura para saber sobre os números e foi informado através da assessoria de imprensa que do início de junho até o último dia 20, foram consertados 2.132 pontos da rede de iluminação pública que voltaram a funcionar plenamente em um trabalho que abrangeu 1.160 trocas de lâmpadas, 492 reatores e 480 relês.

>>> Leitores denunciam falta de iluminação em bairros

Ainda segundo a assessoria, o ritmo diário de trabalho varia de acordo com o tipo de serviço que deve ser realizado pela empresa, pois quando se trata apenas da simples troca de lâmpadas, por exemplo, um número maior de pontos é atendido porque a execução da tarefa é mais simples. A nota informa ainda que o número mensal de luminárias que apresentam problema em Rio Claro é de aproximadamente seiscentas unidades.

>>> Taxa de iluminação em Itirapina chega a R$ 16,70

Questionada sobre a eficácia das lâmpadas, a Secretaria Municipal de Obras esclareceu que o tipo e a potência são os mesmos das já instaladas e que, portanto, estão sendo mantidos os padrões. A solicitação de serviços pode ser feita pelo telefone (19) 3526-7145.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.