O bispo dom Fernando Mason abre a Porta Santa. Celebração contou com grande público

Ednéia Silva

A Igreja Matriz de São João Batista realiza neste sábado (19) a abertura da Porta Santa, que simboliza a unidade da Igreja e a acolhida misericordiosa do povo. A cerimônia ocorrerá às 16 horas e contará com a participação dos fiéis de todas as paróquias do município. A missa será celebrada pelo padre Antonio Portilho. A programação faz parte do Jubileu da Misericórdia iniciado no dia 8 de dezembro.

A secretaria da igreja explica que quem passa pela Porta Santa reza nas intenções do papa um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Credo, e pode pedir uma indulgência (graça do perdão da culpa do pecado) para si ou para uma alma. No entanto, para participar o fiel precisa estar com a confissão em dia.

O bispo dom Fernando Mason abre a Porta Santa. Celebração contou com grande público
O bispo dom Fernando Mason abre a Porta Santa. Celebração contou com grande público

A primeira Porta Santa foi aberta pelo Papa Francisco no dia 29 de novembro na Catedral Nossa Senhora da Conceição em Bangui, na África. Depois disso, o papa fez a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no dia 8, e da Basília de São João de Latrão no dia 13, Catedral de Roma. Nessa data, as Portas Santas foram abertas em todas as catedrais do mundo pela primeira vez.

Na Diocese de Piracicaba a abertura da Porta Santa também aconteceu no dia 13 com missa celebrada pelo bispo dom Fernando Mason e concelebrada por todo o clero diocesano na Catedral Santo Antônio. De acordo com a assessoria de imprensa da diocese, a celebração contou com a participação de mais de 1.500 fiéis de 68 paróquias de 15 municípios. Na homilia, dom Fernando ressaltou que “a misericórdia tem um nome, Jesus Cristo, que se fez visível no meio de nós para mostrar toda a misericórdia do Pai para com a sua criação”. O bispo lembrou ainda que aqueles que forem passar pela Porta Santa devem se esforçar para serem misericordiosos como o Pai.

Depois da diocese, as Portas Santas começaram a ser abertas nas regiões pastorais. Nessa quinta-feira (17) a celebração aconteceu na Paróquia São João Batista em Capivari. Nesta sexta-feira (18) a Porta Santa será aberta na Paróquia de São Pedro, às 19h30, em São Pedro. No sábado (19) a celebração será na Matriz de Rio Claro e também na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, às 16 horas, em Piracicaba. No domingo (20) serão duas aberturas de Porta Santa, ambas às 15 horas, na Paróquia Imaculado Coração de Maria em Piracicaba e na Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.