Padre Antonio Portilho convida a comunidade para celebrar São João Batista, padroeiro da cidade

Adriel Arvolea

São João Batista é o padroeiro de Rio Claro. Neste sábado (24), em comemoração aos seus 190 anos de emancipação, a cidade terá programação festiva para todos os públicos. Neste sentido, a Matriz de São João Batista reserva um dia para celebrar a tradição cultural e religiosa desta data.

De acordo com o Pe. Antonio Portilho, é tempo de festejar aquele que foi o mensageiro da esperança e protetor dos necessitados. “João Batista era a voz no deserto, ou seja, alguém que não desistia. Um homem que proclamava a boa nova, a esperança às pessoas. Desta forma, aproveitando o momento, precisamos falar do amor, pois é o que dá sentido à vida”, comenta o pároco.

Por sua benevolência, entrega e compaixão, os mais necessitados recorriam a ele em busca da esperança. “João Batista tinha uma palavra para todos, sempre com atenção e um jeito muito carinhoso. Preparava o caminho para que entrasse o Messias, o Senhor Jesus”, reforça.

Para os fiéis e religiosos, a Matriz realiza neste fim de semana programação especial.

Solenidade São João

24 de junho

6h – alvorada festiva

7h – 1ª missa, seguida com café da manhã comunitário

9h30 – batismos

11h – Terço dos homens

11h30 – entrega do bolo de São João

12h – almoço na Praça da Liberdade (paella caipira)

15h – tarde recreativa gratuita para as crianças na praça

18h – missa solene de São João, com procissão e finalizando com a quermesse

25 de junho

10h e 18h – missas

Encerramento da quermesse com show pirotécnico às 22h

QUERMESSE

A quermesse de São João Batista, que celebra o padroeiro da cidade, realizada na Praça da Liberdade, em frente à igreja Matriz, é um dos mais tradicionais eventos comemorativos ao aniversário de RC.

Doze barracas montadas na Praça da Liberdade compõem a estrutura para receber o público da quermesse. Salgados, doces, cachorro-quente, pastel e churros são alguns dos itens que serão encontrados nas barracas.

A tradicional Barraca do Padroeiro, com prendas como edredons, vinhos e eletrodomésticos, é um dos destaques da programação. Em todas as noites tem música ao vivo animando o evento, que é organizado pela Paróquia São João Batista.

Sempre das 19 às 22 horas, a Festa do Padroeiro termina neste domingo. Realizada há mais de 30 anos, a quermesse reúne anualmente milhares de pessoas. Neste ano, ao todo, foram 12 datas de intensa programação na quermesse de São João Batista. Prestigie e divirta-se!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.