Fachada do prédio que irá abrigar o Instituto Federal de Educação, no antigo campus da Unesp, no bairro Santana

Ednéia Silva

Fachada do prédio que irá abrigar o Instituto Federal de Educação, no antigo campus da Unesp, no bairro Santana
Fachada do prédio que irá abrigar o Instituto Federal de Educação, no antigo campus da Unesp, no bairro Santana

A previsão era de que o Instituto Federal de Educação (IFSP) iniciasse atividades no novo prédio no bairro Santana no começo de 2015, mas isso não vai se concretizar. As obras para reforma do prédio ainda não começaram. A licitação já foi encerrada e a assinatura do contrato deve acontecer na primeira quinzena de janeiro, segundo informações divulgadas pela prefeitura.

A reforma do bloco localizado na Rua 11 com a Avenida 32 foi orçada em cerca de R$ 700 mil. As obras preveem a construção de salas de aula, laboratórios e setores administrativos. O Instituto Federal de Educação, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a reforma do prédio terá início em janeiro com previsão de término em seis meses.

A administração municipal destaca que, mesmo sem prédio próprio, as atividades do instituto em Rio Claro já começaram. Em nota, o governo municipal informou que “em outubro, 66 alunos dos cursos de Auxiliar de Recursos Humanos e Vendedor receberam certificados de conclusão de curso. As atividades foram ministradas no Centro Público de Economia Solidária. Os cursos foram realizados pelo IFSP dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)”.

Os cursos que serão oferecidos pelo instituto foram definidos em audiência pública realizada no dia 5 de junho. Na audiência também foi definida a escala de implantação. De acordo com o IFSP, primeiro será implantado o curso Técnico em Química – concomitante; segundo, Técnico em Química – integral; terceiro Licenciatura em Química.

O instituto informou ainda que há três opções para escolha de curso superior: Tecnólogo em Processos, Engenharia Química ou Engenharia de Materiais. “A previsão para início dos cursos é o segundo semestre de 2015. Atualmente, além do curso de Auxiliar de Recursos Humanos, é ministrado no campus o curso de extensão – Introdução ao LibreOffice”, disse.

O prédio que irá abrigar o IFSP foi cedido à prefeitura pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). No local, já funcionou o Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico), que mudou para a Avenida 24. No entanto, um dos blocos ainda abriga o Centro de Economia Solidária.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.