Além da isenção do IPTU, idosos têm disponibilidade de passagens de ônibus gratuitas

Lucas Calore

Além da isenção do IPTU, idosos têm disponibilidade de passagens de ônibus gratuitas
Além da isenção do IPTU, idosos têm disponibilidade de passagens de ônibus gratuitas

Depois de dezenas de anos contribuindo com muito trabalho e impostos, a chegada da aposentadoria é um grande momento para os idosos.

No que diz respeito aos gastos que têm, um deles é minimizado com uma lei municipal, criada em 2005 por Valdir Andreeta, que isenta os aposentados de pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de suas residências.

Neste ano de 2016, a Prefeitura de Rio Claro recebeu 3.008 pedidos de isenção de IPTU para aposentados. As isenções podem ser requeridas por aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos e são proprietários de um único imóvel, no qual residam, de acordo com informações da administração municipal.

A solicitação deve ser feita na agência do Atende Fácil, na Avenida 2 entre ruas 2 e 3, mediante apresentação do carnê do IPTU do ano corrente junto com extrato de benefício fornecido pelo INSS, além do RG e CPF. O prazo para pedir isenção é sempre até o vencimento da primeira parcela do IPTU de cada ano.

Mais benefícios

Vale lembrar que no transporte coletivo municipal, de cada quatro viagens, uma é feita de forma gratuita por idoso. Têm direito ao transporte gratuito todas as pessoas acima de 65 anos, que podem solicitar a carteirinha no Atende Fácil.

Intermunicipal

A Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) assegura passagem gratuita para idosos. Nas linhas suburbanas o transporte é gratuito para pessoas com 65 anos completos ou mais. Basta o passageiro apresentar o RG ao motorista no embarque.

Já nas linhas rodoviárias são assegurados dois assentos por veículo para passagens gratuitas de idosos acima de 60 anos. A reserva de um único assento por pessoa deve ser feito com no mínimo 24 horas e no máximo cinco dias de antecedência da data da viagem, apresentando RG e CPF no guichê da empresa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.