Adolescente toma vacina contra HPV (foto Alessandro Potter/ABr)

Ednéia Silva

O Ministério da Saúde iniciou mais uma etapa da campanha de vacinação contra o vírus HPV, que previne o câncer de colo de útero. Nessa fase serão vacinadas as meninas de nove anos. A estimativa do Ministério da Saúde é de imunizar 1,7 milhão de adolescentes em todo o país, sendo 304 mil no Estado de São Paulo.

O foco da campanha são as meninas de nove anos, mas as demais adolescentes, entre 9 e 13 anos, que ainda não foram vacinadas ou foram vacinadas em 2014 e 2015 e ainda não tomaram a segunda dose da vacina, podem procurar as unidades de saúde para completar o esquema vacinal.

A Fundação de Saúde de Rio Claro informa que a vacina contra o vírus HPV já ocorre na rotina das unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. A autarquia informa que não há orientação sobre vacinação em escolas.

PROTEÇÃO

A vacina protege contra três tipos de vírus: 6, 11, 16 e 18. Para garantir proteção é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira, e a terceira cinco anos após a primeira.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.