Fachada do Hotel Líder, que anunciou ontem (27) que cessou as atividades por tempo indeterminado

Antonio Archangelo

Uma notícia nada alvissareira tomou conta do expediente de comércios e de clientes na região central. O Hotel Líder teria encerrado suas atividades. Neste tempo de crise financeira em todo o país, tradicionais comércios da cidade têm fechado as portas, como a Padaria Gaib, que estava localizada na Rua 3.

Fachada do Hotel Líder, que anunciou ontem (27) que cessou as atividades por tempo indeterminado
Fachada do Hotel Líder, que anunciou ontem (27) que cessou as atividades por tempo indeterminado

O hotel publicou em uma vitrine, “a quem possa interessar”, que o “Hotel Líder comunica a todos que tenham interesse que a partir de hoje, 27/10/2016, cessa suas atividades por tempo indeterminado para a realização de reformas e benfeitoria. Tão breve tenhamos uma data, os informaremos com antecipação. Agradecemos à oportunidade e pela compreensão. Rio Claro, 27/10/2016 – 13:10 horas.” A reportagem tentou contato com a gerência e com os proprietários do local, mas não obteve êxito. Na mesma avenida, um quarteirão acima, na Rua 2 com Avenida 2, outro prédio ganha nova destinação. Tradicional comércio da Avenida 2, casarão que vendia mochilas, roupas e acessórios está sendo demolido. Um grupo de serventes derrubava paredes e o telhado do casarão verde.

Prédio sendo demolido na Rua 2 com Avenida 2
Prédio sendo demolido na Rua 2 com Avenida 2

Os principais imóveis do chamado Centro Histórico da cidade já não existem mais. Na Rua 4, na região central de Rio Claro, foram demolidos dando espaço para lojas e estacionamento das agências bancárias. Ao lado do lendário Bar e Restaurante A Toca (que hoje é o estacionamento de um banco) havia uma residência que despertava a atenção de todos, com suas majestosas estátuas em forma de leões.

O Cine Excelsior I e II também teve o mesmo destino dos demais, foi derrubado e depois erguida uma ampla loja de departamentos. Do passado, restou apenas o nome do cinema, gravado na calçada e que ainda resiste ao tempo.

Entre as avenidas 5 e 7 o imponente casarão pertencente a Arlindo Ungaretti foi demolido no ano passado. Essa construção levantada por volta de 1942 abrigou ainda o Instituto de Radiologia nos anos 90, o bar Verona e por último serviu como a antiga sede da Rede Rioclarense de Combate ao Câncer.

Cabe citar que Rio Claro tem 14 elementos tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

O mais recente tombamento foi o traçado original que compreende os trechos da Rua 4 com Avenida 4, segue pela Rua 4 até a Avenida 5, segue pela Avenida 5 até a Rua 7, segue pela Rua 7 até a Avenida 7, segue pela Avenida 7 até a Rua 8.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.