Prédios que eram utilizados pela Universidade Estadual Paulista estão abandonados no Santana

Antonio Archangelo

Prédios que eram utilizados pela Universidade Estadual Paulista estão abandonados no Santana
Prédios que eram utilizados pela Universidade Estadual Paulista estão abandonados no Santana

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Prefeitura de Rio Claro assinaram em uma quarta-feira, 1º de setembro de 2010, o termo de cessão de uso do prédio da Rua 10, no Alto do Santana. De lá pra cá, a ação transformou o antigo complexo educacional num “hotel de andarilhos”, conforme citou um morador à reportagem.

“Drogados estão morando dentro do prédio. O cheiro de urina é insuportável”, alegou um vizinho. Na época, a informação oficial era que o contrato de cessão teria validade de dez anos prorrogáveis por mais dez.

A expectativa, dos moradores pelo menos, era de que o Instituto Federal de Educação ocupasse todo o complexo, mas hoje funciona numa pequena porção da antiga universidade.

Em nota, a Prefeitura de Rio Claro, por intermédio de sua assessoria de imprensa, alega que “o Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP) já está em funcionamento, em Rio Claro. Na próxima terça-feira, por exemplo, 96 pessoas – em sua maioria funcionários municipais do setor de assistência social – receberão certificado de conclusão de curso de linguagem brasileira de sinais (libras). Este é um dos cursos de capacitação realizados em parceria com a prefeitura no prédio da antiga Unesp, que passou por reforma para abrigar o instituto. Com as mudanças de gestores no Ministério da Educação e a crise econômica nacional, o IFSP aguarda decisões para os encaminhamentos necessários a outras ações em Rio Claro”, concluiu. Cabe ressaltar que inúmeros prédios alugados abrigam repartições públicas em Rio Claro. “O prédio deveria ser utilizado para eliminar isso”, concluiu munícipe.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.