Em entrevista ao Jornal Cidade, o diretor-geral do hospital Santa Filomena, Lafayette Parreira Duarte, e Dr. João Clima, diretor técnico e coordenador da UTI, comentaram sobre a ampliação da estrutura hospitalar da unidade, bem como das ações de enfrentamento da Covid-19.

Jornal Cidade – Dez novos leitos de UTI foram inaugurados. Qual a dimensão da estrutura?

Lafayette Parreira Duarte – Essa nova UTI é um presente para a cidade num momento oportuno. É uma estrutura totalmente moderna, desenhada para o conforto dos pacientes e profissionais. Além disso, houve investimento tecnológico com equipamentos de ponta para um atendimento humanizado.

Dr. João Clima – A nossa nova UTI reúne um amplo espaço, com ventiladores mecânicos, sistema de monitoramento avançado e uma equipe capacitada com anos de experiência. Nos colocamos numa situação privilegiada.

JC – Essa nova UTI atenderá pacientes somente com Covid-19 ou casos gerais?

Dr. João Clima – Esse projeto foi pensado, num primeiro momento, para atender pacientes em geral. Diante da pandemia da Covid-19, dependendo da quantidade de pacientes, vamos trabalhar com a possibilidade de utilização das nossas duas UTIs: a anterior e essa nova.

JC – Caso alguém apresente sintomas da doença, qual o momento indicado para se procurar atendimento médico?

Dr. João Clima – Se tem queixa, procure seu médico assistente ou vá até o hospital. Não é porque ‘pisou’ no hospital que irá contrair a doença. Os pacientes com suspeita da doença, a síndrome gripal, serão avaliados com vários parâmetros clínicos.

Atenção

“Temos dois pacientes com Covid-19 internados, sendo um abaixo dos 40 anos. Essa doença acomete a todas as idades, inclusive crianças. Percebemos que quem desenvolve a forma branda ou grave depende da imunidade individual de cada paciente”, destaca João Clima.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.