Vale lembrar que o Horário de Verão começou em outubro e segue até o mês de fevereiro de 2017

Laura Tesseti

O Horário de Verão termina à meia-noite de hoje, sábado (18). Os relógios devem ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em mais dez estados. A medida, que teve início no dia 16 de outubro de 2016, mudou os ponteiros nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do DF.

A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas só em 1985 que passou a ser anual e tem o intuito de auxiliar na economia de energia. A previsão do governo é que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do Horário de Verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

MUDANÇAS

O fim da medida pode afetar o corpo de muitos brasileiros de diversas maneiras, como causar sonolência, enxaqueca, dor de estômago e até alteração no apetite.

A adaptação pode durar cerca de sete dias, segundo Rossana Maria Russo Funari, clínica-geral e geriatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Para facilitar que as mudanças sejam aceitas de uma maneira menos drástica pelo organismo, a médica recomenda preparar-se para dormir no horário de costume e evitar o consumo de bebidas que tirem o sono, como café, refrigerante e alguns tipos de chá que contêm cafeína. “Se a pessoa costuma acordar muito cedo para trabalhar, a mudança é mais perceptível. No fim do Horário de Verão, a tendência é dormir mais tarde, enquanto o relógio biológico está ‘programado’ para acordar mais cedo. Isso prejudica o rendimento”, explica.

Para quem tem flexibilidade no horário, a médica recomenda acordar 15 minutos mais cedo diariamente, para que a transição ocorra aos poucos.

O intuito do Horário de Verão, segundo o Governo Federal, é auxiliar na redução dos gastos com energia onde a medida vigora

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Daae faz reparo emergencial de rede em Ajapi

Adolescente recebe ajuda após ficar perdido

Rio Claro abre centro de informações sobre dengue