A Delegacia Seccional tem como titular a Drª Adriana Galloni; o delegado assistente é o Dr. Aroldo

Lucas Calore

A Delegacia Seccional tem como titular a Drª Adriana Galloni; o delegado assistente é o Dr. Aroldo
A Delegacia Seccional tem como titular a Drª Adriana Galloni; o delegado assistente é o Dr. Aroldo

A maioria dos assassinatos acontecidos em 2016 na cidade de Rio Claro é resultado do envolvimento das vítimas pelo uso e tráfico de drogas, de acordo com o Dr. Aroldo Cezário Diniz, delegado assistente da Delegacia Seccional.

Violência

A violência em geral resultou no total de 25 mortes em 24 ocorrências de homicídios registradas de janeiro a novembro de 2016 no município. Ao considerar demais casos de cidades que integram a Seccional de Rio Claro, como Santa Gertrudes, por exemplo, o número sobe para 29, sendo 30 vítimas, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública.

“O envolvimento com o crime organizado, principalmente, tem levado vários deles à morte. Em dado momento o jovem descobre que fez uma escolha ruim e tenta sair, mas aí já é tarde, porque está amarrado e muitas vezes devendo favores e até dinheiro. No crime organizado o pagamento pode ser com a própria vida”, comenta.

O delegado reconhece que os números são, de fato, altos. “Refletem também o descontrole e o desequilíbrio social em Rio Claro. O município padece há anos de investimentos profundos na periferia, em especial com a criança e com o adolescente”, observa.

Casos

Segundo o Dr. Aroldo, dos 24 casos ocorridos em Rio Claro, 14 já foram esclarecidos e concluídos, resultando em 12 pedidos de prisão pela Polícia Civil. Os demais casos ainda estão com investigações em curso.

Região

O número de homicídios em Rio Claro em 2016 é próximo ao da cidade de Piracicaba (27), mas maior que o dobro do registrado em Limeira (13). O delegado ressalva que cada município tem características e peculiaridades próprias.

“Limeira e Piracicaba historicamente sempre apresentaram números menores. Isto reflete uma melhor organização e riqueza de Limeira e Piracicaba em relação a Rio Claro. Os números de homicídios podem sofrer variação de até 100% de um ano para o outro, tanto em Rio Claro, como em outros municípios. Isto já foi constatado em Rio Claro em anos anteriores”, explica.

Reconhecimento

A delegada titular, Drª Adriana Galloni, reconhece o esforço da Polícia Civil nas investigações. “Diligências ocorreram em bairros onde há maiores índices, fizemos várias incursões e os crimes estão sendo esclarecidos. O empenho da equipe contribuiu para as resoluções”, disse.

Anos anteriores

Considerando todo o ano de 2015, 16 homicídios foram registrados na Seccional. Em em 2014, porém, o número foi maior, com 38 casos, sendo 40 mortes. No ano de 2013, 46 homicídios foram registrados no município, sendo 47 mortos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.