Veterinário Gustavo Henrique Bonafe trabalha com homeopatia para animais, cuja medicação é indicada para os domésticos, exóticos e até silvestres, conforme a patologia

Adriel Arvolea

Veterinário Gustavo Henrique Bonafe trabalha com homeopatia para animais, cuja medicação é indicada para os domésticos, exóticos e até silvestres, conforme a patologia
Veterinário Gustavo Henrique Bonafe trabalha com homeopatia para animais, cuja medicação é indicada para os domésticos, exóticos e até silvestres, conforme a patologia

A homeopatia, medicina alternativa, tem como princípio básico reequilibrar a energia vital do organismo. Tratamento preventivo e curativo, estimula o sistema imunológico a restaurar esse equilíbrio energético. Além de humanos, também é ministrada em animais. Domésticos, exóticos e até silvestres têm se beneficiado do tratamento.

De acordo com o médico veterinário Gustavo Henrique Bonafé D’Ávila, o medicamento homeopático visa prevenir ou curar por meio de sua capacidade de ativar todo um complexo reativo natural do organismo. “Estimula o corpo ao princípio da similitude, com a finalidade preventiva e terapêutica, não deixando resíduos no organismo e não causando impactos na natureza”, explica o especialista.

Mas em quais casos deve ser ministrada? A homeopatia pode ser ministrada para qualquer doença.

As dosagens variam de acordo com a patologia do animal e ao seu metabolismo, portando animais com um metabolismo maior necessitam de um tempo menor de uma dose para outra. Podem ser de hora em hora ou por períodos maiores, dependendo da gravidade da doença, sendo ela aguda ou crônica e tempo de tratamento estimado, varia de acordo com a doença.

Também, não provoca efeitos colaterais associados aos demais medicamentos. “A homeopatia tem como principal função estimular o equilíbrio do organismo no indivíduo, podendo ser associados a quase todas as demais substâncias convencionais, com exceção para o uso de corticoides. Estudos e artigos científicos comprovam a ação dos medicamentos homeopáticos, sendo preventiva ou como cura para o tratamento de determinadas patologias”, esclarece o veterinário.

Qualquer animal pode receber o tratamento homeopático, sendo ela na forma preventiva ou em casos de doenças diagnosticadas, auxiliando o tratamento com tratamentos convencionais. “A única contraindicação é em casos de animais que utilizam produtos a base de corticoides, os quais deprimem o sistema imunológico, indo contra os princípios da homeopatia”, esclarece.

Gustavo Bonafé reforça que inúmeros casos de animais silvestres e exóticos, como aves, coelhos e porquinhos da Índia, tratados na clínica, respondem muito bem ao tratamento, sendo eles tanto como forma preventiva ou mesmo como complemento ao tratamento convencional.

História

A homeopatia é uma terapia criada no século XVIII, pelo médico alemão Christian Hahnemann. Desiludido com a medicina convencional, realizou experiências com substâncias diversas em si mesmo. Prosseguindo as pesquisas, chega a um princípio fundamental – similia similibus curantur, ou seja, “os semelhantes curam-se pelos semelhantes”. Esta terapêutica baseia-se na administração de doses mínimas de um medicamento que, em pessoas com o organismo equilibrado, aplicados em porções maiores, provocariam os mesmos sintomas apresentados pelo paciente. (InfoEscola)

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.