Um morador de Sumaré (SP) trava uma batalha contra o tempo e a favor da saúde. Wantuhildes Trolesi, 43 anos, precisa de um transplante de rim e busca um doador compatível.

O caso ganhou as redes sociais após a esposa Vanessa Trolesi compartilhar a história dele e pedir ajuda dos internautas.

“Ele não urina mais e nem pode beber água sempre que tem sede. Isso é algo que dói em meu coração. Se eu pudesse eu doava meu rim para acabar com esse sofrimento, mas infelizmente não sou compatível”, lamenta Vanessa.

Wantuhildes, mais conhecido como Tu, tem uma história de luta, em que muitos obstáculos foram vencidos desde quando ele era criança.

Aos nove anos foi diagnosticado com uma doença grave nos rins, passou por um longo tratamento e entrou para a fila de transplante. Naquela época seus familiares se dispuseram a doar um dos rins, mas todos foram incompatíveis ou seus problemas de saúde não permitiram a doação. Por um milagre, como a família define, Deus reverteu a situação e o transplante não foi necessário.

Aos 33 anos a situação voltou a acontecer, sua saúde foi ficando debilitada e novamente descobriu-se que os rins não funcionavam mais. A situação se repetia: ele passou pelo processo de hemodiálise e fila de transplante. Depois de dois anos e oito meses de espera ele foi transplantado. A cirurgia foi um sucesso e ele voltou a ter uma vida normal dentro dos limites de um paciente transplantado.

Até que veio a pandemia e, em setembro de 2020, Tu positivou para a Covid-19. Ficou uma semana internado mas se recuperou. Porém, alguns meses depois, começou a se sentir mal e após exames descobriu-se que a Covid havia atacado seu rim transplantado e sua saúde foi ficando cada dia mais debilitada. Em maio deste ano sofreu um primeiro infarto, foi para o hospital e dois dias depois um novo infarto.

Foi encaminhado para a Unicamp para fazer um cateterismo e na sequência sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ficou na UTI, foi intubado, teve infecções e mais uma vez teve forças para receber alta e voltar para casa, onde aguarda agora um doador vivo e compatível que se disponha a devolver o sonho de dias melhores para ele.

Ajuda

Para doar o rim, a pessoa precisa ter a tipagem sanguínea B+ e tem que estar bem de saúde. Não pode ter trombose, problemas cardíacos nem ser diabética. Mais detalhes podem ser obtidos com a esposa de Tu pelo telefone (19) 99116-3461

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.