Unidades de saúde fazem testes rápidos para Aids (Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ednéia Silva

A incidência de Aids no município de Rio Claro é maior entre a população jovem na faixa etária de 19 a 30 anos, segundo levantamento feito pelo Sepa (Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para DST/AIDS/Hepatites Virais SAE/CTA). De acordo com o serviço, a cidade registrada 60 novos casos da doença por ano.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Neide Heloisa Outeiro Pinto, acredita que tal fato aconteça porque os jovens não vivenciaram os problemas causados pela epidemia de Aids nas décadas de 1980 e 1990. Além disso, o fato de existir tratamento para a doença pode ter interferido na prevenção.

“Como há oferta de tratamento, a população negligencia a prevenção. No início da epidemia muitos faleciam por não existir o tratamento. Hoje, com o tratamento, os óbitos não fazem parte da realidade”, comenta a coordenadora. No entanto, ela ressalta, que as mortes ainda acontecem, geralmente devido ao diagnóstico tardio ou abandono do tratamento. “Ao iniciar o uso da medicação, esta acontecerá para sempre e não pode ser interrompida ao longo do tratamento”, comenta.

Os dados nacionais apontam que nos últimos anos a incidência maior de Aids é entre jovens e idosos. Neide informa que Rio Claro tem registrados casos da doença entre a população idosa, porém com diagnóstico tardio, ou seja, a contaminação aconteceu há anos mas foi descoberta somente agora. Atualmente, o Sepa acompanha 1.600 pessoas em tratamento contra HIV/Aids no município. Desses, 410 fazem uso de medicamentos e o restante (1.190) apenas monitora a infecção por meio de exames. Neide destaca que o tratamento é feito gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Unidades de saúde fazem testes rápidos para Aids (Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Unidades de saúde fazem testes rápidos para Aids (Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A coordenadora esclarece que todas as unidades de saúde (UBS, PSF, UPA, PA do Cervezão, Cead, Caps III e Sepa) oferecem teste rápido para diagnóstico precoce do HIV/Aids durante todo o ano. “Esta estratégia tem por finalidade facilitar o acesso da população ao diagnóstico o mais rápido e recente possível. O ideal é que toda pessoa que acredite ter se exposto a situação de risco procure uma das unidades e solicite a realização do teste”, orienta. A realização do teste não precisa de encaminhamento ou solicitação do médico. “Os profissionais habilitados podem avaliar a situação e realizar o teste rápido”, observa.

Neide destaca ainda que as unidades de saúde também fornecem gratuitamente preservativos femininos e masculinos para a população. “Os preservativos ficam à disposição em locais de fácil acesso sem que se faça necessária a identificação ou restrição para o acesso”, declara.

Fora isso, diz Neide, o Sepa/CTA é responsável por realizar as campanhas extramuros em locais de maior vulnerabilidade. Isso inclui as campanhas realizadas nas empresas, boates e locais com grande concentração de público, para incentivar e facilitar o acesso aos exames.

Neide finaliza dizendo que o HIV e a Aids são patologias de fácil prevenção, entretanto a população negligencia esse fato preferindo se expor ao risco para posteriormente procurar ajuda. “É preciso lembrar que a Aids ainda mata e que as pessoas devem ser conscientes de seus atos não colocando em risco a sua vida e a do outro. O diagnóstico precoce tem por finalidade colaborar na qualidade de vida das pessoas”, conclui.

1º DE DEZEMBRO

Nesse dia é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Rio Claro, o Sepa, por meio do CTA Itinerante, irá realizar testes rápidos no Jardim Público e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), das 8 às 11 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.