Há 55 anos, Caraguatatuba foi palco da maior catástrofe natural ocorrida no país.

SALIM BURIHAN (CARAGUATATUBA, SP, FOLHAPRESS) – O cenário de destruição que se vê desde o domingo (19) nos bairros da costa sul de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, relembra a catástrofe que ocorreu em 1967 na vizinha Caraguatatuba, que é considerada uma das maiores tragédias naturais já ocorrida no país.

As marcas daquele desastre podem ser vistas até hoje nas encostas desmatadas que circundam a cidade.
Após vários dias de muita chuva em Caraguatatuba, as encostas, fragilizadas, deslizaram na madrugada do dia 17 de março, levando tudo o que havia pela frente, derrubando casas e soterrando moradores. A cidade ficou isolada, sem acesso, sem energia elétrica e sem água.

O município tinha 15 mil habitantes -ante os atuais 125 mil-, e cerca de 500 moradores perderam a vida.
Segundo dados do governo do estado, na época Caraguatatuba registrou em dois dias (17 e 18 de março) uma volume de chuvas de 580 mm, quantidade então prevista para seis meses.

Pior tragédia no litoral norte de SP matou 500 em Caraguatatuba em 1967
A chuva insistente que caiu sobre a região por vários dias, provocou desmoronamento de parte da serra em direção até a cidade. Pedras, lama, terra e árvores desceram das encostas da serra em direção à cidade.

Na tragédia recente, São Sebastião registrou índice pluviométrico de 627 mm, o que provocou deslizamento de encostas, alagamentos e interdições de rodovias. Até esta terça (21), 46 mortes foram confirmadas em São Sebastião. Há, ainda, ao menos 40 desaparecidos e há 2.500 pessoas fora de suas casas, desalojadas ou desabrigadas.

Quase 56 anos depois da tragédia de Caraguatatuba, as cenas da destruição causada pelas chuvas em São Sebastião comovem e ativam a memória dos moradores da cidade vizinha.

“Chovia muito e eu estava no quarto com minha mulher, Madalena, e minhas duas filhas. Ouvíamos um barulho que parecia de trovões, mas que na verdade era provocado pelos deslizamentos das encostas. Quando amanheceu, percebemos um cenário de grande destruição”, conta o aposentado Rodoaldo Fachini, 80.

Ele tinha 25 anos na época da catástrofe. “Na manhã do dia 18 de março de 1967, quando acordamos, percebemos a tragédia que tinha ocorrido. Os morros estavam sem árvores, e pedras e lama tomaram conta de vários bairros. As ruas, em sua maioria, se transformaram em rios por onde passavam árvores, animais e destroços das casas destruídas. Uma cena difícil de esquecer.”

Mas Fachini se lembra também da solidariedade entre as pessoas e conta que Caraguatatuba recebeu ajuda de todo o país.

Até hoje, quando chove forte e durante alguns dias, a esposa dele, a professora aposentada Madalena, teme que os morros possam deslizar novamente.

“O que vemos hoje em São Sebastião, encostas que deslizaram, ruas com lama e população se solidarizando, é semelhante ao que vimos em 1967. A nossa sorte é que naquela época não havia tanta ocupação irregular nas encostas, caso contrário milhares de pessoas poderiam ter morrido.”

O músico Pitágoras Bom Pastor de Medeiros, 62, criança à época da tragédia em Caraguatatuba, disse se lembrar de ouvir estrondos e dos pedidos de ajuda de desabrigados -alguns foram acolhidos por sua família.

“Meus pais chegaram a alojar cerca de 20 pessoas, todas amontoadas, porque a casa era pequena”, disse.

E afirma que o cenário em sua cidade foi semelhante ao que se vê em São Sebastião.

“O triste, hoje, é que houve alerta da Defesa Civil, mas não tomaram as providências cabíveis, de retirar os moradores das áreas de risco. Isso poderia ter evitado muitas mortes”, disse Medeiros.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.