No Arquivo Histórico, Do Di Candilo e Guilherme Vizane pesquisam sobre Ulysses

Adriel Arvolea

No Arquivo Histórico, Do Di Candilo e Guilherme Vizane pesquisam sobre Ulysses
No Arquivo Histórico, Do Di Candilo e Guilherme Vizane pesquisam sobre Ulysses

O ‘Senhor Diretas’ ganhará as telonas. Projeto cinematográfico vai retratar a história de Ulysses Guimarães, político que lutou pela redemocratização eleitoral do Brasil. Trata-se de documentário idealizado pelos jornalistas Do Di Candilo e Guilherme Vizane, em parceria com a Avexi Filmes.

A intenção é exibi-lo em 2016, ano do centenário de Ulysses. Sem cunho político, focará o período de 1964 até 1992, ano de sua morte, vítima de acidente aéreo (helicóptero) no litoral de Angra dos Reis (RJ).

“O período retratado é o mais importante da vida de Ulysses Guimarães e da Nação. Além de presidente da Câmara dos Deputados, presidiu, também, a Assembleia Nacional Constituinte, defendeu as eleições diretas e o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, entre tantos outros feitos”, comenta Di Candilo.

No momento, imagens e depoimentos estão sendo captados em Rio Claro para compor a produção. O objetivo é reunir histórias contadas por pessoas que conheceram e conviveram com o Dr. Ulysses, como era chamado. Inclusive, Itaqueri da Serra servirá de locação e levantamento de dados. O motivo é simples: o político nasceu em Rio Claro, no Distrito de Itaqueri da Serra, que hoje pertence a Itirapina.

“Ulysses não era um político rio-clarense, e sim nacional. Tinha afetividade e laços com a cidade, claro, mas representou o Brasil em momentos decisivos e de suma importância para a democracia. Faz falta hoje em dia”, observa Guilherme Vizane.

O documentário deve ser finalizado em 2015 com lançamento previsto para 2016, com foco para o mercado do cinema. Com o título provisório ‘Enfim, nas nuvens’, retratará os altos e baixos da carreira política de Ulysses, tornando-se um mito após o acidente aéreo que o vitimou, uma vez que o seu corpo nunca foi encontrado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.