RAMON ROSSI

Uma mistura inusitada e bem sucedida ajudou a dar o tom da animação das provas hípicas realizadas no último sábado (21) no Clube de Cavaleiros Professor Victorino Machado, em Rio Claro.

O local foi sede da 4ª etapa do Campeonato de Hipismo Rural e da 4ª etapa do Campeonato de Salto da Abhir (Associação Brasileira de Hipismo Rural), com participação de cavaleiros de várias cidades.

E, além das competições, um espaço todo especial foi aberto pelos organizadores para sessão de autógrafos do livro Além dos Limites – Passos de uma caminhada eficiente, escrito pelo jovem autista André Luis Lopes e seu pai, o empresário (e cavaleiro) Adão Lopes.

Adão, por sinal, tem outro filho – João Pedro Brasileiro dos Santos Lopes entre os principais competidores da Abhir na região, e ele também foi destaque no sábado.

Enquanto os cavaleiros competiam, André expunha e autografava exemplares do seu livro, numa saudável troca de experiências com os frequentadores e participantes das provas.

O livro Além dos Limites conta a história de superação de André, que nasceu prematuro e com a síndrome de Asperger, para se desenvolver e conquistar sua autonomia.

Para Adão, ver os dois filhos investindo tempo e energia nas atividades que tanto amam – João no hipismo e André na literatura, foi dos momentos de maior realização.

“Agradeço aos organizadores terem permitido essa junção de atividades tão distintas, mas que no fim das contas, promoveram diálogo, encontro e muita empatia”, finaliza.

Bons resultados

Nas provas de Salto, João competiu na categoria – Aspirantes 0,80m S, ficando em 13º colocado, montando Red Diamond Style JM, ficando em 5º na Preliminar.

Já Adão Lopes foi o primeiro colocado na prova de Salto, categoria Escola de Pais, também montando Red Diamond Style JM.

Nas provas de Hipismo Rural, João competiu na categoria Estreante, ficando em 3º lugar, montando o mesmo animal. E Adão na primeira colocação na categoria Escola de Pais, também com Red Diamond Style JM.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA