A ação marcou as comemorações do centenário da cidade de Rio Claro em 1927 e foi um presente da comunidade italiana ao município

Escultura do Anjo da Concórdia localizado no Jardim Público, doado em 1927 ao município

Quem passa pelo Jardim Público de Rio Claro, localizado no Centro da cidade, encontra diversas obras para serem admiradas, entre elas o famoso Anjo da Concórdia, que chama a atenção por sua beleza.

Feita em mármore de Carrara e medindo 1,90m, a escultura foi construída sobre um barco em alusão aos primeiros italianos que atravessaram o oceano e aportaram em Rio Claro.

Em janeiro de 2020 a peça ganhou serviços de limpeza e restauro, e nova pintura foi feita na grade de proteção no entorno da escultura, a grama ao redor foi substituída por calçamento, voltando às características originais do monumento que foi oferecido ao município como presente da comunidade italiana no centenário de Rio Claro, em 1927, completando 95 anos hoje (24).

A revitalização do Anjo da Concórdia foi feita por grupo de amigos sem custo ao município.

Na época em que a estátua passou pela restauração, o jornalista e historiador José Roberto Sant’Ana ocupava o cargo de diretor municipal de Patrimônio Histórico e falou sobre o trabalho realizado. “Fizemos um resgate da história da escultura para manter suas características originais””, disse.

Italianos

Para o presidente da Sociedade Italiana, Otávio Barsotti, “o importante dessa doação há 95 anos é a questão do acolhimento dos imigrantes pela cidade de Rio Claro. Foi uma forma de agradecimento por esse acolhimento”. O mármore leva esse nome por ser originário da cidade italiana de Carrara, onde existem várias pedreiras, conhecida mundialmente pela nobreza dos materiais. Esse aliás foi um dos motivos da instalação de grades ao redor da escultura no Jardim Público na década de 90, também para evitar a depredação do monumento. A discussão sobre retirada das grades se estende há anos. Para o presidente da Sociedade Italiana, o ideal é que “as grades fossem retiradas para que os visitantes da praça pudessem admirar a beleza da escultura.

O Anjo da Concórdia foi esculpido na Itália, no ateliê de Pietra Santa, na Itália. Conta a história que teria sido uma encomenda em homenagem a um jovem falecido num acidente no mar, e por motivos desconhecidos a escultura não foi adquirida pela família. Acabou sendo trazida para o Brasil, para uma marmoraria em São Paulo, onde o grupo de imigrantes italianos que buscava um monumento para doar para Rio Claro acabou encontrando o anjo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.