Mulher toma a vacina contra a gripe na campanha antecipada na capital e na Grande São Paulo (foto: A2img / Eduardo Saraiva)

Da Redação

O número de casos confirmados da Gripe A – H1N1 mantém-se em 17 pessoas infectadas, segundo a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.

O número é o mesmo do último boletim divulgado na semana passada. As autoridades de Saúde de Rio Claro reforçam o alerta sobre estados gripais e a necessidade da população procurar ajuda médica quando apresentar os sintomas de febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dores no corpo. Existe o agravamento do quadro clínico quando a pessoa observar dificuldades respiratórias.

Mortes

Já são três mortes confirmadas pela doença este ano. Em 1º de julho a FMS revelou que o último paciente morto era um homem de 45 anos, sem doença pré-existente e que não tomou a vacina da gripe.

Atenção

Os cuidados devem ser redobrados no período do frio. A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro informa algumas prevenções contra a gripe: Evitar aglomerações e ambientes fechados; Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar (usar lenços descartáveis ou proteger com o braço); Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel; Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis; Grávidas, crianças, portadores de doenças crônicas e idosos são mais vulneráveis às complicações da gripe, portanto, atenção especial.

Dengue

Já o número de casos de dengue chega a 73 somente no ano de 2016. São oito casos de chikungunya também confirmados, além de dois casos suspeitos de zika vírus.

Ações

Neste sábado (16), a partir das 8 horas, a equipe de nebulização faz retorno de ausentes em quarteirões da Avenida 3 com a Rua 10 e na Vila do Rádio. Na segunda-feira (18) o casa a casa e a nebulização acontecem no bairro Cidade Nova.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.