Carine Corrêa

No ano de 2016, Rio Claro já tem um caso confirmado da gripe A (H1N1) e outro aguardando o resultado do exame. A informação foi divulgada recentemente pela Vigilância Epidemiológica.

“O município de Rio Claro aguarda orientações dos governos estadual e federal em relação ao assunto. Tão logo haja definições, o município fará divulgação para orientação da comunidade”, disse a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde, quando questionada sobre a vacinação contra a gripe.

Por sua vez, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que aguarda orientação da esfera federal. “O Estado de São Paulo segue o calendário de vacinações do Ministério da Saúde”, pontuou via assessoria.

Morte

Na região, uma morte foi confirmada pela doença conhecida popularmente como ‘gripe suína’. Um bombeiro aposentado de Pirassununga morreu nessa segunda-feira (14), na Santa Casa de Misericórdia de Araras, com suspeita de gripe A. A Vigilância Epidemiológica da cidade aguarda os resultados dos exames que foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, que irão definir precisamente qual foi a causa da morte.

Relembre

No ano de 2013, chegaram a ser contabilizados em Rio Claro 77 notificações de pessoas com suspeita de terem contraído o vírus da gripe H1N1. Além disso, no mês de agosto daquele ano, quatro pessoas (três homens e uma mulher) morreram em decorrência da doença na cidade.

Sintomas

Não esqueça! Os principais sintomas da doença são tosse, febre, dor de garganta, dor nos músculos, dificuldade para respirar, calafrio, diarreia, febre, dor nas articulações e coriza. Em caso de suspeita, procurar atendimento médico.

H1N1

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.