O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) em entrevista nesta semana na Rádio Jovem Pan News Rio Claro, no Grupo JC.

Prefeito recebeu dias atrás a visita de representantes da Infraero. Segundo Gustavo, áreas em direção a Ajapi e a Piracicaba estão pré-aprovadas

O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) deve ir a Brasília na próxima semana para tratar da possível implantação do aeroporto regional em Rio Claro. O projeto, histórico e que permeia a discussão política local há décadas, voltou a ser debatido na atuação gestão.

No mês de maio, representantes da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) estiveram na cidade para uma visita técnica. Em entrevista na Rádio Jovem Pan News, do Grupo JC de Comunicação, o chefe do Poder Executivo falou sobre a questão.

“É um assunto recorrente que já não tem mais crédito com a população. Eu tenho muito cuidado para tratar desse tema. O fato é que recebi ligação de uma pessoa do Ministério de Portos e Aeroportos, que pediu para contar sobre o aeródromo de Rio Claro e como ele impacta. Se faz extremamente necessário de a gente encontrar um novo local para deslocar o aeródromo (Aeroclube) e a gente poder desenvolver essa área. A gente tem um desejo de trazer alavanca de crescimento para a cidade”, afirma Gustavo à reportagem.

A equipe da Infraero analisará todas as informações coletadas e, a partir do resultado desta primeira análise, será dado o encaminhamento para os próximos passos junto à Prefeitura. Segundo Gustavo, a diferença dessa tratativa para os governos anteriores é que, “desde 2001, quando se anunciou um novo aeroporto para Rio Claro, isso foi tratado internamente. Dessa vez não, dessa vez a Infraero esteve aqui a pedido do Ministério de Portos e Aeroportos. Essa já é uma diferença que nos faz acreditar que iremos conseguir dar um passo em direção à construção do aeroporto”, acrescenta Gustavo.

Um relatório foi elaborado pela Infraero e neste documento aponta-se que, tecnicamente, é possível a instalação do dispositivo na cidade. Há duas áreas em debate, uma em direção ao Distrito de Ajapi e outra no sentido ao município de Piracicaba. A escolha da área para a possível implantação de um novo aeroporto em Rio Claro também irá considerar espaço para a instalação de um porto seco. A Prefeitura deverá contratar a Infraero para a elaboração do projeto básico e licenciamento pela Anac. O Governo Federal poderá aportar recursos para a implantação do projeto que inclui o aeroporto e o porto seco.