Favari Filho

A Copa Guga Kuerten é um dos principais torneios de tênis do País, no qual as competições somam pontos no Ranking Internacional. Disputado em Santa Catarina, o certame integra a Semana Guga Kuerten que, além dos combates, contribui para ações sociais no desenvolvimento do esporte no Brasil. No último domingo (15), com o encerramento da oitava edição, foram conhecidos os vencedores e o rio-clarense Guilherme Zotin Gomes de Oliveira voltou para casa com o Troféu de Grande Campeão da categoria Simples-16 anos.

Nesta Quinta Nobre, o leitor do Caderno de Esportes conhece um pouco mais sobre a trajetória do tenista que vem fazendo bonito nas competições e construindo uma história de conquistas! Guilherme Zotin, que esteve na redação do Jornal Cidade e conversou com a reportagem na última terça-feira (17), lembrou que a carreira que já contabiliza dez anos teve início com as aulas do professor Valdeci Tieni, no Clube de Campo de Rio Claro e, desde então, nutre uma paixão incondicional pela tradicional modalidade esportiva, cuja presença nos Jogos Olímpicos data de sua estreia ocorrida em 1896, em Atenas.

Daquele momento em que pela primeira vez segurou uma raquete até o recente êxito em Florianópolis, uma década de muita dedicação e esforço formou o jovem talento! Atualmente, Zotin treina com Francisco Costa, no Instituto do Tênis – entidade que atua em dois focos principais: a formação de atletas de alto rendimento e a massificação do esporte –, localizado no Sportville, espaço criado pelo técnico de vôlei José Roberto Guimarães para a Seleção Feminina de Vôlei, no município de Barueri.

De passagem pela Cidade Azul, o esportista enfatizou que sente saudade da família, mas que segue focado no objetivo maior, que é figurar entre destaques nacionais e, na sequência, alcançar os Títulos de Grand Slam [termo utilizado pela primeira vez em 1933, tanto pelo jornalista estadunidense John Kieran quanto pelo colunista esportivo Alan Gould, que denomina o vencedor dos quatro maiores eventos do gênero: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open]. O próximo embate do nosso ás das quadras está marcado para o dia 20 de novembro quando, por duas semanas, no Paraguai, participa do ITF [International Tenis Federation] na categoria até 18 anos, valendo pontos para o Ranking Mundial Juvenil! A equipe do CE deseja boa sorte!

VALDECI TIENI [PRIMEIRO TREINADOR]: Guilherme começou a jogar tênis na escolinha do Clube de Campo ainda muito jovem; fez aula comigo até os nove anos de idade e, depois disso, passou a realizar os treinamentos no Floridiana Tênis Clube. Hoje, treina em São Paulo e, confesso, desde que o conheci, sempre observei que carrega enorme potencial, fato que agrega em sua trajetória. Creio que o atleta saído daqui de Rio Claro é uma esperança para o tênis brasileiro, pois faz parte do projeto que visa descobrir um novo Guga no Brasil!

FRANCISCO COSTA [ATUAL TREINADOR]: Guilherme treina comigo aqui em Barueri desde o ano de 2015. Já o conhecíamos dos torneios, um jogador destacado no Estado de São Paulo, porém não tanto a nível nacional. Nesses quase dois anos de trabalho estamos dando ênfase ao seu preparo atlético para que tenha um comportamento profissional de esportista de alto nível. Ainda tem um longo caminho pela frente até o tênis profissional, que é o seu objetivo, e, por isso, precisa seguir trabalhando duro superando as próprias fraquezas no dia a dia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA