Balanço divulgado pela Guarda revela que a corporação atendeu mais de 100 ocorrências envolvendo furtos e roubos

Carine Corrêa

Balanço divulgado pela Guarda revela que a corporação atendeu mais de 100 ocorrências envolvendo furtos e roubos
Balanço divulgado pela Guarda revela que a corporação atendeu mais de 100 ocorrências envolvendo furtos e roubos

Do período de janeiro ao mês de agosto deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) já ultrapassou 100 atendimentos a ocorrências envolvendo furtos e roubos. Desses dados também constam os flagrantes.

Somente no mês de janeiro, foram três flagrantes de furto e uma arma que foi apreendida pela corporação. No mês seguinte, houve um flagrante de furto e cinco condenados capturados. Já no mês de março, a Guarda Civil Municipal de Rio Claro capturou das ruas dois condenados, atendeu nove ocorrências de furto e cinco de roubo. Em abril, foram dois condenados capturados, 12 ocorrências de furto atendidas pela guarnição, um flagrante de porte de armas/munição e uma arma apreendida. No mês posterior, a GCM atendeu uma ocorrência de tráfico de drogas, 10 de furtos, 6 de roubo e quatro flagrantes de furto. Os trabalhos de junho resultaram em um flagrante de furto, 15 ocorrências de atendimento ao mesmo delito e 9 de roubo. Em julho, 15 atendimentos a furtos, 4 a roubos e um flagrante de furto. Por fim, em agosto, a GCM fecha o balanço do período com dois flagrantes de furto, 6 atendimentos a ocorrências de roubo e 16 de furto.

Estatuto das Guardas

A lei que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais foi sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff. A nova norma inseriu as guardas municipais no sistema nacional de segurança pública, garantindo o porte de arma e dando a esses profissionais o poder de polícia. “Sempre fizemos o atendimento aos delitos e outros crimes no município. A partir desta lei, os trabalhos da Guarda Municipal passam a ser garantidos pela legislação. Com a lei sancionada, a guarda ficou com mais poderes em algumas áreas, como na fiscalização. Antes do Estatuto Geral da Guarda nós já realizávamos o mesmo trabalho em Rio Claro”, detalha o comandante da corporação, Wladimir Walter.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.