‘Guardinhas’, como são chamados os jovens aprendizes da Guarda Mirim em Rio Claro

Lucas Calore

‘Guardinhas’, como são chamados os jovens aprendizes da Guarda Mirim em Rio Claro
‘Guardinhas’, como são chamados os jovens aprendizes da Guarda Mirim em Rio Claro

A Guarda Mirim, entidade consagrada em Rio Claro pelo seu trabalho voltado à inclusão de adolescentes no mercado de trabalho, completou na última segunda-feira (3) seus 55 anos de fundação.

Apontada como a mais antiga entidade do gênero no Brasil, conta atualmente com 400 integrantes e já colaborou no encaminhamento de mais de 15.000 jovens ao trabalho.

Outros mais de 100 alunos aprendizes estão no Curso Pré-Profissionalizante, no qual recebem diversas capacitações profissionais que irão auxiliá-los no emprego, como atendimento ao público, civismo, informática, noções de Administração e Contabilidade, Matemática Financeira, Educação Física, além de aulas de Português, Inglês e Espanhol, dentre outras.

Avanço e inovação

“Passadas mais de cinco décadas, a Guarda Mirim continua com a mesma preocupação em dar oportunidade aos adolescentes, porém com atividades educativas atualizadas e diferenciadas. Todos os integrantes inseridos no mercado de trabalho dos mais variados segmentos de Rio Claro estão devidamente registrados e com todos os direitos trabalhistas garantidos”, afirma o atual presidente, o Sr. Juarez Moura de Oliveira.

Comemoração

Para celebrar o 55º aniversário, a entidade recebe em sua sede neste fim de semana, sábado (8) e domingo (9), cinco instituições coirmãs de cidades diferentes para os 4º Jogos do Aprendiz, um intercâmbio esportivo que visa reafirmar que as atividades físicas são imprescindíveis a uma vida saudável, bem como aos vínculos de amizade. O evento também fortalece a troca de experiência das entidades afins que trabalham na formação profissional e pessoal dos jovens.

INSCRIÇÕES

Está programada para 17 a 22 de outubro a nova fase de inscrições do processo seletivo para inclusão de novos adolescentes na entidade. Serão aceitas as matrículas de jovens nascidos entre janeiro de 2001 e junho de 2002. Mais informações sobre as matrículas podem ser obtidas pelo telefone 3597-2500.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.