Guardas civis municipais de Rio Claro receberam novos dispositivos elétricos incapacitantes e tiveram aulas teóricas e práticas.

Guardas civis municipais de Rio Claro receberam novos dispositivos elétricos incapacitantes e tiveram aulas teóricas e práticas.

Neste mês de janeiro, a Guarda Civil Municipal de Rio Claro teve importantes conquistas e melhorias para contribuir com a segurança no município. Depois da autorização para a utilização de fuzis e a chegada de quatro novas motocicletas para as equipes GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas), os profissionais já deram início aos treinamentos para a utilização de dispositivo elétrico incapacitante. A arma não letal, que foi recém adquirida pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, vem substituir a geração anterior, a qual a Guarda Civil utilizou por alguns anos, e agora passará a ser o modelo Spark Z 2.0.

Como funcionam?

Esse tipo de armamento, ao ser acionado, emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor pelo agente de segurança. Dessa forma se aplica a força, porém com menores danos colaterais possíveis.

Novo armamento será o modelo Spark Z 2.0.

As armas não letais conferem aos agentes de segurança capacidade para empregar a força de forma progressiva, reduzindo-se as situações nas quais o uso da arma de fogo seja necessário. Os treinamentos teóricos e práticos são realizados na própria corporação.

Tags:

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.