Teve início na tarde de ontem (18), em Rio Claro, o projeto-piloto ‘Cão Doutor’. O GCM Rafael, responsável pela ideia, e a GCM Cortez, acompanhados do cão Holly da raça Golden Retrivier, levaram um estímulo e muita alegria para os 48 idosos do Lar Bethel, local escolhido para os trabalhos de Cinoterapia.

“O Canil da GCM de Rio Claro iniciou este projeto para poder prestar um serviço de excelência à população principalmente objetivando introduzir o animal juntamente com o indivíduo ou um grupo e torná-lo parte do tratamento, visando sempre promover as saúdes física, social, emocional, bem como desenvolver as funções cognitivas, tendo, assim, finalidade terapêutica”, disse o idealizador e médico veterinário GCM Rafael, que completa: “Futuramente queremos expandir para escolas e hospitais”.

“Somos muito sortudos pela GCM ter nos escolhido como projeto-piloto. Que eu saiba, não há registros dessa atividade de Cinoterapia com idosos aqui em Rio Claro. Sem dúvida uma iniciativa que vem trazer um diferencial e para ficar. Nossos idosos simplesmente ficaram encantados, super participaram e isso é de fundamental importância. Já estão inclusive perguntando quando será a próxima visita”, disse Cristiano Rubini, que é coordenador do Lar Bethel.

Interessados em ter o projeto em instituições podem entrar em contato com a GCM no telefone 153.

Cinoterapia

Cino, do grego, significa cachorro. Logo, cinoterapia significa: terapia com cães! Usar cães como base para alguns tipos de tratamento se mostrou efetivo para uma série de doenças e condições que acometem o ser humano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.