Antonio Archangelo

Duas escolas estaduais de Rio Claro farão parte, já no próximo ano, da lista das 754 escolas de ciclo único, conforme a proposta de reorganização escolar da Secretaria Estadual de Educação: a escola Professor Délcio Baccaro, do Jardim Inocoop; e a escola Professor João Baptista Negrão Filho, localizada no Jardim Guanabara. Ao contrário do alardeado, nenhuma unidade local será fechada ou disponibilizada para outro fim.

De acordo com a pasta, a reorganização da rede criou 754 escolas de ciclo único focadas em uma única faixa etária. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado (43% do total) passarão a funcionar neste modelo, a partir de 2016. Serão abertas 2.956 classes, hoje ociosas, e haverá uma diminuição de 18% de escolas de dois segmentos, passando de 3.209 para 2.635.

94 escolas estaduais em São Paulo terão outra atividade educacional  (Foto ilustrativa/Fotos Públicas)
94 escolas estaduais em São Paulo terão outra atividade educacional (Foto ilustrativa/Fotos Públicas)

Segundo o resultado do Idesp (2014), as escolas de segmento único dos Anos Iniciais tiveram um rendimento 14,8% superior às demais; as escolas de segmento único dos anos finais, 15,2%; e as escolas de segmento único do Ensino Médio, 28,4% superior.

Na lista completa das escolas que terão outra atividade educacional, duas escolas de Limeira e duas de Piracicaba fazem parte: Luigino Burigotto (que deve se tornar escola municipal) e Professora Maria Aparecida Soares (que deve se transformar em escola municipal), ambas em Limeira; e as escolas: Antonio de Mello Cotrim e Augusto Melega, ambas de Piracicaba, que deverão ter utilização pelo Centro Paula Souza ou Prefeitura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.